Universo
 Sistema Solar
 Ar
 Água
 Solo
 Ecologia
 Seres Vivos
 Reino dos Animais
 Reino das Plantas
 Corpo Humano
 Mais Conteúdos [+]

 Seres Vivos
 Os Vírus
 Reino Monera
 Reino Protista
 Reino Fungi
 Reino Plantae
 Genética
 Citologia
 Biotecnologia
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Laifis de Biologia
 Área dos Professores
 Fórum de Discussão
 Glossário Biológico

 Jogos de Ciências
 Biokids
 Macetes

 Jornal Só Biologia
 Notícias
 Curiosidades
 Dicas de Etiqueta
 Grandes Cientistas
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

 

Glossário - Letra P

P - Vitamina P ou rutina. Vitamina hidrossolúvel que combate a fragilidade capilar. Principais fontes: vegetais folhosos e legumes.

Parasita - Organismo que vive em cima ou dentro de um organismo de espécie diferente e dele deriva prejudicialmente, sua nutrição.

Parede Celular - Envoltório relativamente rígido, externo à membrana plasmática, presente em alguns tipos de célula (ver também Parede Celulósica)

Parede Celulósica - Envoltório das células de algas e plantas, formado por fibras de celulose; nas plantas existente uma parede mais fina na célula jovem (parede primária), desenvolvendo-se posteriormente um segundo depósito de celulose (parede secundária)

Patau - Ver síndrome de Patau.

Patógeno - Qualquer organismo agente causal de doença.

Pedigree - Ver genealogia.

Pelagra - Distúrbio pela falta de vitamina PP que leva a diarréia, dermatite (inflamação da pele e lesões nervosas que afetam o sistema nervoso central, levando à demência.

Pericarpo - Parte do fruto que envolve a semente. Divide-se em epicarpo (parte mais externa ou casca), mesocarpo (marte intermediária) e endocarpo (parte mais interna que normalmente reveste a semente).

Permease - Enzima associada à membrana plasmática, que facilita a entrada de substâncias na célula. 

Peroxissomas - Organela parecida com o lisossomo, a qual contém catalase em seu interior; sua função é livrar a célula de certos resíduos tóxicos e participar da conversão de gordura em glicose.

Pétala - Cada uma das peças florais (folhas transformadas) que compõem a corola da flor das angiospermas.

Pigmento - Substância de ocorrência natural que absorve luz.

Pinocitose - Processo pelo qual a célula engloba gotículas líquidas ou pequenas partículas, através dos canalículos que se aprofundam na célula.

Piracema – movimento migratório de peixes no sentido das nascentes dos rios, com o fim de reprodução. Ocorre em épocas de as grandes chuvas, no período da desova.

Pirâmide alimentar – representações gráficas dos dados fornecidos pelas cadeias alimentares e que podem ser divididas em três tipos: de números, de biomassa e de energia.

Pirrófitas - Espécies de algas que são conhecidas por formarem o fitoplâncton.

Pistilo - Ver Carpelo.

Plâncton - Conjunto de seres do bioma aquático que flutua na superfície ao sabor das correntezas (ver também Fitoplâncton e Zooplâncton)

Plasma - Fluido transparente, incolor, componente do sangue; contém proteínas e sais dissolvidos; é o sangue, removidos os corpúsculos.

Plasmídeos - Comunicação que se estabelece entre citoplasmas de células bacterianas para troca de material genético, possibilitando uma reprodução "sexuada" com recombinação gênica, mesmo sem troca de gametas.

Plasmócitos - Célula do tecido conjuntivo responsável pela produção dos anticorpos teciduais.

Plasmodesmos - Filamento citoplasmático que passa através de um poro pontuação, colocando em comunicação células vegetais vizinhas.

Plastos - Organela citoplasmática presente exclusivamente em células de plantas e de algas; no interior dos plastos de cor verde (cloroplastos) ocorre a fotossíntese; existem plastos sem cor (leucoplastos) cuja função é a reserva de amido.

Pluricelulares - Ver Multicelular.

Pólen - (Do latim: pó fino) Os gametófitos masculinos das plantas seminíferas, no estádio em que são liberados no ambiente. Estrutura que conterá e transportará o gameta masculino e seus anexos no vegetal.

Polinização - Transferência do pólen de onde foi formado (a antera) à superfície receptora (o estigma), nas flores. 

Polirribossomas - Cadeia de ribossomos interligados pelo RNAm para a síntese de proteínas.

Polissacarídeos - Macromolécula resultante da união de centenas ou milhares de monossacarídios (ver também Amido, Glicogênio e Celulose)

PP - Vitamina PP ou nicotinamida ou niacina. Vitamina hidrossolúvel que combate a pelagra. Principais fontes: vegetais folhosos e legumes.

PPLO - Agente celular, parasita, de dimensões virais do reino Monera.

Predatismo – relação ecológica que se estabelece entre uma espécie denominada predadora e outra denominada presa. Os predadores caracterizam-se pela capacidade de capturar e destruir fisicamente as presas para alimentar-se.

Procariontes - Ou procarioto; tipo celular que não apresenta sistemas membranosos internos nem organelas; não há carioteca envolvendo o material hereditário ( ver também Eucariontes)

Prófase - Primeira fase da divisão celular. Caracteriza-se pelo início da espiralação cromossômica, desaparecimento dos nucléolos e início da formação dos fusos acromáticos.

Progesterona - Hormônio produzido pelo corpo amarelo do ovário e também pela placenta; seu efeito é preparar o organismo feminino para o desenvolvimento embrionário; entre outros efeitos, causa o grande desenvolvimento do endométrio.

Protease - Termo genético que designa as enzimas proteolíticas, isto é, que digerem proteínas.

Protoplasma - Denominação antiga do conteúdo celular.

Protozoário - Organismo unicelular, de vida livre ou parasitária, pertencente ao reino Protista.

Pseudofruto - Quando a estrutura vegetal, popularmente denominada de fruta ou fruto, não corresponde a um fruto verdadeiro (ver fruto), dizemos que trata-se de um pseudofruto (pseudo = falso). Maçã, banana, abacaxi e morango são os mais populares entre os pseudofrutos.

Pseudópodes - Projeção citoplasmática com a qual certos tipos de células locomovem-se e capturam partículas por fagocitose.

Pteridófita - Denominação dada às plantas criptógamas da classe Filicinae (filicíneas); o nome alude ao fato de suas folhas serem formadas por folíolos semelhantes à asas (do grego pteris, asa). Ex.: samambaias e avencas. ou de carpelos fundidos, contendo o óvulo ou óvulos; o ovário amadurece em fruto. (ver fruto).

Curta nossa página nas redes sociais!

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2014 Só Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.