Universo
 Sistema Solar
 Ar
 Água
 Solo
 Ecologia
 Seres Vivos
 Reino dos Animais
 Reino das Plantas
 Corpo Humano
 Mais Conteúdos [+]

 Seres Vivos
 Os Vírus
 Reino Monera
 Reino Protista
 Reino Fungi
 Reino Plantae
 Genética
 Citologia
 Biotecnologia
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Laifis de Biologia
 Área dos Professores
 Fórum de Discussão
 Glossário Biológico

 Jogos de Ciências
 Biokids
 Macetes

 Jornal Só Biologia
 Notícias
 Curiosidades
 Dicas de Etiqueta
 Grandes Cientistas
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

 

Glossário - Letra H

H - Vitamina H ou biotina. Vitamina hidrossolúvel que combate a dermatite. Principais fontes: vegetais folhosos e verdes.

Habitat – ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento, à sobrevivência e a reprodução de determinados organismos. Os ecossistemas, ou parte deles, nos quais vive um determinado organismo, é seu habitat. O habitat constitui a totalidade do ambiente do organismo. Cada espécie necessita de determinado tipo de habitat porque tem um determinado nicho ecológico.

Haplodiplobionte - Ciclo reprodutivo característico de briófitas e pteridófitas, que alternam o modo de reprodução sexuado e assexuado, além de alternarem também as geração haplóides e diplóides.

Haplóide - Célula que contém apenas um genoma. Simbolizada por (n).

Hemácias - Glóbulo vermelho ou eritrócito; célula vermelha do sangue; possui hemoglobina e é responsável pelo transporte de gás O 2 e CO 2

Heredograma - Arranjo dos pares cromossômicos distribuídos em ordem decrescente de tamanho.

Heterólogo - Que é diferente. Em genética são cromossômos que não se assemelham em forma, tamanho ou disposição de gens. Em mamíferos formam o par XY (ver X e ver Y).

Heterótrofos - Organismo que, não sendo capaz de produzir seu próprio alimento, necessita obte-lo a partir de outro ser vivo.

Heterozigoto - Que vêm de zigotos diferentes. Gêmeos heterozigotos ou bivetelinos (de diferentes vitelos). (ver fraterno - ver híbrido).

Hialoplasma - Parte líquida do citoplasma. O mesmo que citoplasma indiferenciado.

Híbrido - Em genética indivíduo que para certa característica apresenta gens alelos diferentes. O mesmo que heterozigoto.

Hidrato de Carbono - Ou carboidrato. Nome dado aos açucares cujas moléculas têm fórmula geral C n(H 2O) n; o nome foi dado pela proporção dos átomos da fórmula (ver também Monossacarídeos).

Hidrólise - Tipo de reação química em que ocorre quebra de ligações com a participação de moléculas de água.

Hífas - Filamento que constitui os fungos multicelulares (ver também Micélio).

Hipertônica - Diz-se da solução cuja concentração em solutos é relativamente maior que a de outra (hipotônica).

Hipotônica - Tendo concentração de soluto suficientemente baixa para perder água para outra solução através de uma membrana seletivamente permeável.

Holoenzima - Complexo formado por uma enzima e seu co-fator (substância que ativa a enzima).

Homólogo - Que é igual. Cromossômos homólogos. São pares formados por cromossômos que apresentam o mesmo tamanho, a mesma forma e a mesma seqüência gênica.

Homeostase – capacidade de adaptação que um ser vivo apresenta no intuito de manter o seu organismo equilibrado em relação às variações ambientais.

Homeotermos – ou endotermos, são animais que mantém constantemente sua temperatura corporal, independentemente da temperatura externa, despendendo uma grande quantidade de energia na realização do seu controle.

Homozigoto - Do mesmo zigoto (ver zigoto). Gêmeos homozigotos, são aqueles que vieram da mesma célula ovo (ou zigoto). Por isto apresentam a mesma carga gênica e apresentam o mesmo sexo. São também chamados univitelinos.

Hormogonia - Espécie de reprodução que ocorre em seres pluricelulares filamentosos. Consiste no rompimento da cadeia celular. Cada pedaço de filamento se regenera em um novo ser.

Hormônio - Substância secretada diretamente por células de glândulas ou de órgãos endócrinos (em animais); hormônio de plantas são chamados fitormônios; os hormônios agem em pequenas quantidades dobre tecidos ou órgãos específicos (alvos do hormônio).

Curta nossa página nas redes sociais!

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.