Você está em Informações > Glossário biológico

Glossário - Letra T

Talófita - Termo que define vegetais sem tecido condutor e que não distingem o corpo principal (talo) das folhas e ramos.

Telocêntrico - Cromossômo em que o centrômero está deslocado para a parte terminal. (ver centrômero). Telófase - Última fase da divisão celular. Caracteriza-se pela desespiralação cromossômica, reorganização da carioteca, reaparecimento do nucléolo e citocinese.

Teratogênico – produto químico que, ingerido por um indivíduo do sexo feminino, pode causar deformações no filho que ele gerar. Como exemplos temos a talidomida, mercúrio, etc.

Testosterona - Hormônio masculino, produzido por certas células do testículo (célula intersticiais ou de Leydig) induz o impulso sexual e o aparecimento das características sexuais secundárias masculinas.

Tireoide - Glândula endócrina situada na região do pescoço, cujos hormônios (tiroxina e triodotironina) controlam o metabolismo geral do corpo

Tolerância – capacidade de suportar variações ambientais em maior ou menor grau. Para identificar os níveis de tolerância de um organismo são utilizados os prefixos euri, que significa amplo, ou esteno, que significa limitado. Assim, um animal que suporta uma ampla variação de temperatura ambiental é denominado euritermo, enquanto um organismo que possui pequena capacidade de tolerância a este mesmo fator é chamado estenotermo.

Transdução - A transferência de material genético (DNA) de uma bactéria para outra por um bacteriófago lisogênico.

Traqueófita - Divisão Tracheophyta; planta dotada de sistemas de vasos condutores de seiva (vasculares); são as filicíneas (ver pteridófita), gimnospermas e angiospermas.

Turner - Ver síndrome de Turner.

Como referenciar: "Glossário de Biologia e Ciências - Letra T" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/07/2019 às 19:00. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Glossario/t.php