Você está em Informações > Glossário biológico

Glossário - Letra H

H - Vitamina H ou biotina. Vitamina hidrossolúvel que combate a dermatite. Principais fontes: vegetais folhosos e verdes.

Habitat – ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento, à sobrevivência e a reprodução de determinados organismos. Os ecossistemas, ou parte deles, nos quais vive um determinado organismo, é seu habitat. O habitat constitui a totalidade do ambiente do organismo. Cada espécie necessita de determinado tipo de habitat porque tem um determinado nicho ecológico.

Haplodiplobionte - Ciclo reprodutivo característico de briófitas e pteridófitas, que alternam o modo de reprodução sexuado e assexuado, além de alternarem também as geração haploides e diploides.

Haploide - Célula que contém apenas um genoma. Simbolizada por (n).

Hemácias - Glóbulo vermelho ou eritrócito; célula vermelha do sangue; possui hemoglobina e é responsável pelo transporte de gás O 2 e CO 2

Heredograma - Arranjo dos pares cromossômicos distribuídos em ordem decrescente de tamanho.

Heterólogo - Que é diferente. Em genética são cromossômos que não se assemelham em forma, tamanho ou disposição de gens. Em mamíferos formam o par XY (ver X e ver Y).

Heterótrofos - Organismo que, não sendo capaz de produzir seu próprio alimento, necessita obte-lo a partir de outro ser vivo.

Heterozigoto - Que vêm de zigotos diferentes. Gêmeos heterozigotos ou bivetelinos (de diferentes vitelos). (ver fraterno - ver híbrido).

Hialoplasma - Parte líquida do citoplasma. O mesmo que citoplasma indiferenciado.

Híbrido - Em genética indivíduo que para certa característica apresenta gens alelos diferentes. O mesmo que heterozigoto.

Hidrato de Carbono - Ou carboidrato. Nome dado aos açucares cujas moléculas têm fórmula geral C n(H 2O) n; o nome foi dado pela proporção dos átomos da fórmula (ver também Monossacarídeos).

Hidrólise - Tipo de reação química em que ocorre quebra de ligações com a participação de moléculas de água.

Hífas - Filamento que constitui os fungos multicelulares (ver também Micélio).

Hipertônica - Diz-se da solução cuja concentração em solutos é relativamente maior que a de outra (hipotônica).

Hipotônica - Tendo concentração de soluto suficientemente baixa para perder água para outra solução através de uma membrana seletivamente permeável.

Holoenzima - Complexo formado por uma enzima e seu co-fator (substância que ativa a enzima).

Homólogo - Que é igual. Cromossômos homólogos. São pares formados por cromossômos que apresentam o mesmo tamanho, a mesma forma e a mesma sequência gênica.

Homeostase – capacidade de adaptação que um ser vivo apresenta no intuito de manter o seu organismo equilibrado em relação às variações ambientais.

Homeotermos – ou endotermos, são animais que mantém constantemente sua temperatura corporal, independentemente da temperatura externa, despendendo uma grande quantidade de energia na realização do seu controle.

Homozigoto - Do mesmo zigoto (ver zigoto). Gêmeos homozigotos, são aqueles que vieram da mesma célula ovo (ou zigoto). Por isto apresentam a mesma carga gênica e apresentam o mesmo sexo. São também chamados univitelinos.

Hormogonia - Espécie de reprodução que ocorre em seres pluricelulares filamentosos. Consiste no rompimento da cadeia celular. Cada pedaço de filamento se regenera em um novo ser.

Hormônio - Substância secretada diretamente por células de glândulas ou de órgãos endócrinos (em animais); hormônio de plantas são chamados fitormônios; os hormônios agem em pequenas quantidades dobre tecidos ou órgãos específicos (alvos do hormônio).

Como referenciar: "Glossário de Biologia e Ciências - Letra H" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/07/2019 às 18:59. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Glossario/h.php