Você está em Informações > Glossário biológico

Glossário - Letra P

P - Vitamina P ou rutina. Vitamina hidrossolúvel que combate a fragilidade capilar. Principais fontes: vegetais folhosos e legumes.

Parasita - Organismo que vive em cima ou dentro de um organismo de espécie diferente e dele deriva prejudicialmente, sua nutrição.

Parede Celular - Envoltório relativamente rígido, externo à membrana plasmática, presente em alguns tipos de célula (ver também Parede Celulósica)

Parede Celulósica - Envoltório das células de algas e plantas, formado por fibras de celulose; nas plantas existente uma parede mais fina na célula jovem (parede primária), desenvolvendo-se posteriormente um segundo depósito de celulose (parede secundária)

Patau - Ver síndrome de Patau.

Patógeno - Qualquer organismo agente causal de doença.

Pedigree - Ver genealogia.

Pelagra - Distúrbio pela falta de vitamina PP que leva a diarreia, dermatite (inflamação da pele e lesões nervosas que afetam o sistema nervoso central, levando à demência.

Pericarpo - Parte do fruto que envolve a semente. Divide-se em epicarpo (parte mais externa ou casca), mesocarpo (marte intermediária) e endocarpo (parte mais interna que normalmente reveste a semente).

Permease - Enzima associada à membrana plasmática, que facilita a entrada de substâncias na célula. 

Peroxissomas - Organela parecida com o lisossomo, a qual contém catalase em seu interior; sua função é livrar a célula de certos resíduos tóxicos e participar da conversão de gordura em glicose.

Pétala - Cada uma das peças florais (folhas transformadas) que compõem a corola da flor das angiospermas.

Pigmento - Substância de ocorrência natural que absorve luz.

Pinocitose - Processo pelo qual a célula engloba gotículas líquidas ou pequenas partículas, através dos canalículos que se aprofundam na célula.

Piracema – movimento migratório de peixes no sentido das nascentes dos rios, com o fim de reprodução. Ocorre em épocas de as grandes chuvas, no período da desova.

Pirâmide alimentar – representações gráficas dos dados fornecidos pelas cadeias alimentares e que podem ser divididas em três tipos: de números, de biomassa e de energia.

Pirrófitas - Espécies de algas que são conhecidas por formarem o fitoplâncton.

Pistilo - Ver Carpelo.

Plâncton - Conjunto de seres do bioma aquático que flutua na superfície ao sabor das correntezas (ver também Fitoplâncton e Zooplâncton)

Plasma - Fluido transparente, incolor, componente do sangue; contém proteínas e sais dissolvidos; é o sangue, removidos os corpúsculos.

Plasmídeos - Comunicação que se estabelece entre citoplasmas de células bacterianas para troca de material genético, possibilitando uma reprodução "sexuada" com recombinação gênica, mesmo sem troca de gametas.

Plasmócitos - Célula do tecido conjuntivo responsável pela produção dos anticorpos teciduais.

Plasmodesmos - Filamento citoplasmático que passa através de um poro pontuação, colocando em comunicação células vegetais vizinhas.

Plastos - Organela citoplasmática presente exclusivamente em células de plantas e de algas; no interior dos plastos de cor verde (cloroplastos) ocorre a fotossíntese; existem plastos sem cor (leucoplastos) cuja função é a reserva de amido.

Pluricelulares - Ver Multicelular.

Pólen - (Do latim: pó fino) Os gametófitos masculinos das plantas seminíferas, no estádio em que são liberados no ambiente. Estrutura que conterá e transportará o gameta masculino e seus anexos no vegetal.

Polinização - Transferência do pólen de onde foi formado (a antera) à superfície receptora (o estigma), nas flores. 

Polirribossomas - Cadeia de ribossomos interligados pelo RNAm para a síntese de proteínas.

Polissacarídeos - Macromolécula resultante da união de centenas ou milhares de monossacarídios (ver também Amido, Glicogênio e Celulose)

PP - Vitamina PP ou nicotinamida ou niacina. Vitamina hidrossolúvel que combate a pelagra. Principais fontes: vegetais folhosos e legumes.

PPLO - Agente celular, parasita, de dimensões virais do reino Monera.

Predatismo – relação ecológica que se estabelece entre uma espécie denominada predadora e outra denominada presa. Os predadores caracterizam-se pela capacidade de capturar e destruir fisicamente as presas para alimentar-se.

Procariontes - Ou procarioto; tipo celular que não apresenta sistemas membranosos internos nem organelas; não há carioteca envolvendo o material hereditário ( ver também Eucariontes)

Prófase - Primeira fase da divisão celular. Caracteriza-se pelo início da espiralação cromossômica, desaparecimento dos nucléolos e início da formação dos fusos acromáticos.

Progesterona - Hormônio produzido pelo corpo amarelo do ovário e também pela placenta; seu efeito é preparar o organismo feminino para o desenvolvimento embrionário; entre outros efeitos, causa o grande desenvolvimento do endométrio.

Protease - Termo genético que designa as enzimas proteolíticas, isto é, que digerem proteínas.

Protoplasma - Denominação antiga do conteúdo celular.

Protozoário - Organismo unicelular, de vida livre ou parasitária, pertencente ao reino Protista.

Pseudofruto - Quando a estrutura vegetal, popularmente denominada de fruta ou fruto, não corresponde a um fruto verdadeiro (ver fruto), dizemos que trata-se de um pseudofruto (pseudo = falso). Maçã, banana, abacaxi e morango são os mais populares entre os pseudofrutos.

Pseudópodes - Projeção citoplasmática com a qual certos tipos de células locomovem-se e capturam partículas por fagocitose.

Pteridófita - Denominação dada às plantas criptógamas da classe Filicinae (filicíneas); o nome alude ao fato de suas folhas serem formadas por folíolos semelhantes à asas (do grego pteris, asa). Ex.: samambaias e avencas. ou de carpelos fundidos, contendo o óvulo ou óvulos; o ovário amadurece em fruto. (ver fruto).

Como referenciar: "Glossário de Biologia e Ciências - Letra P" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/07/2019 às 19:00. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Glossario/p.php