Você está em Informações > Glossário biológico

Glossário - Letra N

Nematoide - Animal em forma de verme, habitantes da água ou do solo, que parasita plantas e animais, inclusive o homem.

Nicho ecológico – espaço ocupado por um organismo no ecossistema, incluindo também o seu papel na comunidade e a sua posição em gradientes ambientais de temperatura, umidade, pH, solo e outras condições de existência.

Nível trófico – ou nível alimentar, é a posição ocupada por um organismo na cadeia alimentar. Os produtores ocupam o primeiro nível, os consumidores primários o segundo nível, os secundários o terceiro nível e assim por diante. Os decompositores podem atuar em qualquer nível trófico.

Nucleoide - Região da célula procarionte onde se concentra o material hereditário.

Nucléolo - Corpo denso formado por ribosomos em maturação, presente no núcleo das células eucariontes.

Nucleoplasmas - Plasma contido no núcleo da célula. O mesmo que carioplasma.

Nucleotídeo - Unidade (monômero) das moléculas de ácidos nucléicos; formado por um açúcar, uma base nitrogenada e um ácido fosfórico (fosfato); no nucleotídio de DNA o açúcar é a desoxirribose (desoxirribonucleotídio) e no de RNA é a ribose (ribonucleotídio).

Como referenciar: "Glossário de Biologia e Ciências - Letra N" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/07/2019 às 19:31. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Glossario/n.php