Você está em Só Ciências > Reciclagem

Reciclagem

A produção de resíduos é inerente à condição humana e muito difícil de evitá-la.

Porém temos que lembrar que a lata de lixo não é um desintegrador mágico de matéria! O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.

Como? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis do lixo orgânico para a coleta seletiva. Para saber mais como reciclar o lixo orgânico, clique aqui.

Tem coisas que a gente só não faz por não saber como. Então vamos conhecer o processo e as regras da reciclagem.

Mas o que é reciclar?

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pelas quais materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.  

Reciclar outro termo usado é, na verdade, fazer a reciclagem.

O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica.

As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.  

Mais assuntos sobre reciclagem

Importâncias e vantagens da reciclagem

Simbologia da reciclagem

Reciclagem do papel

Reciclagem do vidro

Reciclagem dos metais

Reciclagem do plástico

Reciclar baterias e pilhas

Reciclagem de entulhos

Reciclagem de pneus

Materiais não recicláveis

Reciclagem do óleo de cozinha

  

Como referenciar: "Reciclagem" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 29/10/2020 às 14:01. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem1.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor