📄 A glicose e o metabolismo
📄 Energia sob a forma de ATP
📄 Fermentação
📄 Fermentação alcoólica
📄 Fermentação lática e acética
📄 Respiração aeróbica
📄 Glicólise
📄 Ciclo do ácido cítrico ou de Krebs
📄 Cadeia respiratória
📄 Contabilidade energética da respiração aeróbica
📄 Fotossíntese
📄 Cloroplastos
📄 Teoria da endossimbiose
📄 Luz e a fotossíntese
📄 Pigmentos fotossintetizantes
📄 As etapas da fotossíntese
📄 A etapa fotoquímica da fotossíntese
📄 Fase escura ou química
📄 Fatores que influenciam a fotossíntese
📄 A fotossíntese na Eletrônica e na Medicina
📄 Quimiossíntese
Quimiossíntese
A quimiossíntese é uma reação que produz energia química, convertida da energia de ligação dos compostos inorgânicos oxidados.
A energia química é liberada, empregada na produção de compostos orgânicos e gás oxigênio (O2), a partir da reação entre o dióxido de carbono (CO2) e água molecular (H2O), conforme demonstrado abaixo:
- Primeira etapa:
Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química
- Segunda etapa:
CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2
Esse processo autotrófico de síntese de compostos orgânicos ocorre na ausência de energia solar.
É um recurso normalmente utilizado por  algumas espécies de bactérias e arqueobactérias (bactérias com características  primitivas ainda vigentes), recebendo a denominação segundo os compostos  inorgânicos reagentes, podendo ser: ferrobactérias e nitrobactérias ou  nitrificantes (nitrossomonas e nitrobacter, gênero de bactérias  quimiossíntetizantes). 
			  
			  As ferrobactérias oxidam substâncias à base de ferro para conseguirem energia  química, já as nitrificantes, utilizam substâncias à base de nitrogênio. 
Bactérias Nitrificantes
		    
Presentes no solo, as nitrosomonas e nitrobacter, são importantes organismos considerados biofixadores de nitrogênio, geralmente encontradas livremente no solo ou  associadas às plantas, formando nódulos radiculares. 
			  
			  A biofixação se inicia com a assimilação no nitrogênio atmosférico (N2),  transformando-o em amônia (NH3), reagente oxidado pela nitrossomona,  resultando em nitrito (NO2-) e energia para a produção de  substâncias orgânicas sustentáveis a esse gênero de bactérias. 
			  
			  O nitrito, liberado no solo e absorvido pela nitrobacter, também passa por  oxidação, gerando energia química destinada à produção de substâncias orgânicas  a esse gênero e nitrato (NO3-), aproveitado pelas plantas  na elaboração dos aminoácidos. 

Reação quimiossintética nas Nitrossomonas:
NH3 (amônia) + O2 → NO2- (nitrito) + Energia
			  
			  6 CO2 + 6 H2O + Energia → C6H12O6 (Glicose - Compostos Orgânicos) + 6 O2
                
			  Reação quimiossintética nas Nitrobacter: 
NO2- (nitrito) + O2 → NO3- (nitrato) + Energia 
			    
			  6 CO2 + 6 H2O + Energia → C6H12O6  + 6 O2 
  Assim, podemos perceber que o mecanismo de quimiossíntese, extremamente  importante para a sobrevivência das bactérias nitrificantes, também é bastante  relevante ao homem. Conforme já mencionado, o nitrito absorvido pelas plantas,  convertidos em aminoácidos, servem como base de aminoácidos essenciais à  nutrição do homem (um ser onívoro: carnívoro e herbívoro). 
			  
			  Dessa forma, fica evidente a interdependência existente entre os fatores  bióticos (a diversidade dos organismos) e os fatores abióticos (aspectos  físicos e químicos do meio ambiente).































