Universo
 Sistema Solar
 Ar
 Água
 Solo
 Ecologia
 Seres Vivos
 Reino dos Animais
 Reino das Plantas
 Corpo Humano
 Mais Conteúdos [+]

 Seres Vivos
 Os Vírus
 Reino Monera
 Reino Protista
 Reino Fungi
 Reino Plantae
 Genética
 Citologia
 Biotecnologia
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Laifis de Biologia
 Área dos Professores
 Fórum de Discussão
 Glossário Biológico

 Jogos de Ciências
 Biokids
 Macetes

 Jornal Só Biologia
 Notícias
 Curiosidades
 Dicas de Etiqueta
 Grandes Cientistas
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

 

Substâncias Puras e Misturas

 

Diferenciamos uma mistura de uma substância pura normalmente através de suas constantes físicas, tais como: ponto de ebulição (PE), ponto de fusão (PF), densidade (d) e solubilidade (solub).As substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas. Exemplo:

  • Água pura: - PE = 100ºC; PF = 0ºC; d = 1g/cm 3.
  • Água e sal de cozinha (NaCl): não apresentam constantes.
  • Álcool Puro: PE = 78,5ºC; PF = -177ºC; d = 0,79g/cm 3.
  • Álcool e Água: não apresentam constantes.

 

Misturas

 

Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias sem que haja reação química entre elas, e mantendo cada qual suas propriedades.

Na mistura de água e açúcar, não é possível distinguir visualmente um componente do outro: o açúcar desapareceu na água. Dizemos que essa é uma mistura homogênea.

Já na mistura de água e talco, é perfeitamente possível distinguir visualmente as duas substâncias. Dizemos, então, que essa é uma mistura heterogênea.

 

 
A definição de misturas homogêneas e heterogêneas está ligada ao modo como se percebe a mistura. Assim, uma mistura que a olho nu nos parece homogênea, quando vista ao microscópio pode revelar-se heterogênea. Dizemos então que ela é homogênea do ponto de vista macroscópico e heterogênea do ponto de vista microscópico.

   

 

 

As misturas heterogêneas cujos componentes só podem ser observados por microscópio, pois estão na forma de partículas muito pequenas podem ser chamadas de colóides. Entre outros são colóides: os alimentos como a gelatina e a maionese; alguns produtos farmacêuticos como pomadas e cremes; e o sangue.

As misturas heterogêneas apresentam fases distintas. Por exemplo, uma mistura de água e pedaços de ferro é uma mistura heterogênea em que se percebem nitidamente duas fases, ou seja, dois componentes distintos: a água e o ferro. Dizemos então que essa é uma mistura bifásica. Do mesmo modo falamos em misturas trifásicas, tetrafásicas, etc.

Cuidado para não confundir mistura com combinação de substâncias. Se você juntar, por exemplo, ácido clorídrico ao magnésio, o resultado será cloreto de magnésio e hidrogênio, que se desprende.

   
 

 

O resultado não é uma mistura homogênea, mas uma substância que antes não existia. É possível diferenciar uma mistura de uma substância pura observando suas propriedades específicas, como ponto de fusão e o ponto de ebulição.

A água pura, por exemplo, ferve a 100ºC (ao nível do mar). Essa temperatura (ponto de ebulição) permanece constante durante toda a fervura. Já quando se ferve uma mistura de água com sal, o ponto de ebulição aumenta. O mesmo vale para o ponto de fusão.

 

 


 

Curta nossa página nas redes sociais!

Só Biologia finaliza seu próximo DVD. Saiba mais.

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2014 Só Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.