Os nucléolos

Na fase que a célula eucariótica não se encontra em divisão, é possível visualizar vários nucléolos, associados a algumas regiões específicas da cromatina.

Cada nucléolo é um corpúsculo esférico, não membranoso, de aspecto esponjoso quando visto ao microscópio eletrônico, rico em RNA ribossômico (a sigla RNA provém do inglês RiboNucleic Acid).

Este RNA é um ácido nucleico produzido a partir o DNA das regiões específicas da cromatina e se constituirá um dos principais componentes dos ribossomos presentes no citoplasma.

É importante perceber que ao ocorrer a espiralação cromossômica os nucléolos vão desaparecendo lentamente. Isso acontece durante os eventos que caracterizam a divisão celular. O reaparecimento dos nucléolos ocorre com a desespiralação dos cromossomos, no final da divisão do núcleo.

Próximo conteúdo: Química da Vida
Como referenciar: "Nucléolos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 14/12/2024 às 08:39. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo2_2.php