Você está em Informações > Jornal Só Biologia

O que é onicofagia?

A onicofagia é o singular hábito de roer unhas, um dos mais comuns que vemos em crianças, jovens e adultos.

O hábito e a necessidade de roer ou até mesmo de comer as unhas, está ligado a um estado psico-emocional de ansiedade, ou seja, considerado como reflexo de desajustes emocionais.

A incidência diminui após os 16 anos de idade. Portanto, é considerado normal entre as idades de 4 a 18 anos, devido a sua alta prevalência nesta faixa etária.

A causa do hábito ainda não se sabe. Porém, pessoas que roem unhas têm mais ansiedade do que aquelas que não têm a onicofagia. Geralmente a onicofagia é causada por estresse, ansiedade, ou até mesmo por uma mania.

Alguns citam também a tendência familiar devido, provavelmente, ao ato de imitação. Mas o hábito de roer unhas precisa parar de acontecer. No começo você nem percebe, mas com o tempo pode afetar seu organismo, dentes entre outras coisas.

As consequências

O hábito de roer unhas pode provocar sérios problemas. Roer as unhas produz ferimentos que servem de porta de entrada para vírus como o HPV, causador de verrugas na pele. Quem engole pedaços de unhas pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino. Um outro fator é que as mãos podem estar sujas e a pessoa acaba ingerindo germes.

Tratamento

De modo geral, a onicofagia não é um caso a se preocupar e, se não estimulado, com o tempo desaparece. Porém, se estiver associado a outros problemas, o quadro é mais complexo e precisará de ajuda especializada.

Veja alguns hábitos que ajudam a controlar a onicofagia:

  • Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores.
  • Mordedor de borrachas (principalmente quando está assistindo filme, jogos, novelas, etc)
  • Chicletes sem açúcar
  • Ocupar as mãos com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos).

A melhor coisa a fazer é procurar um médico, pois há vários tipos de tratamentos, seja a base de medicamentos ou então de terapias. Em pouco tempo começa a desaparecer. Lembre-se que esse é um problema frequente, independentemente da idade, mas requer precaução.

Conteúdos relacionados:

Virus

Bactérias

 

Como referenciar: "Roer as unhas (Onicofagia)" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 26/05/2020 às 22:50. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.4.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

CARNAVAL LOBELEZA

O SONHO DE SER CANTOR