Como trabalham os cientistas?

 

Você já assistiu algum filme que possuía um cientista maluco? Talvez devido à imagem passada por esses filmes, muitas pessoas pensam que os cientistas são seres fantásticos, gênios ou loucos que fazem tudo explodir.

Vamos discutir então quem são os cientistas e qual é o seu papel em nossa sociedade.

Os cientistas têm a tarefa de observar, pesquisar, elaborar métodos classificatórios e, em colaboração com outros profissionais, como os técnicos de laboratório e os estudantes das universidades, criam instrumentos eficazes para conhecer melhor a natureza, especialmente os seres vivos e as suas interações com o ambiente.

 

Veja aqui alguns cientistas que entram para a história.

Método científico

Os cientistas têm um método de trabalho - o método científico. Esse está dividido em etapas:

  1. Observar um fato (ou um fenômeno) e coletar os dados.
  2. Levantar um problema (uma dúvida ou um questionamento).
  3. Formular uma hipótese (uma possível resposta para o problema).
  4. Realizar experimentos controlados.
  5. Avaliar os experimentos e, se necessário, testar novamente.
  6. Elaborar conclusões

Os cientistas são pesquisadores que buscam, por meio do método científico, respostas para as questões relacionadas conosco e com o mundo à nossa volta. Em geral, podem ser encontradas várias respostas para a mesma pergunta.

Como referenciar: "Trabalho científico" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 20/02/2018 às 00:58. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/Trabalhocientifico.php