Você está em Só Biologia > Reino Plantae

Classificação das briófitas

As briófitas mais conhecidas são as hepáticas e os musgos.

As hepáticas são tanto aquáticas quanto terrestres e seu talo é uma lâmina extremamente delgada. Seu talo lembra muito um vegetal superior: apresenta-se ereto, crescendo a partir do solo.

 
Hepáticas

Nos musgos, como, aliás, em todas as briófitas, há duas gerações adultas somáticas com aspectos totalmente diferentes e que se alternam em um ciclo reprodutivo (gametófito e o esporófito).


Musgo

Importância dos musgos

Apesar do aspecto modesto, os musgos têm grande importância para os ecossistemas. Juntamente com os liquens, os musgos foram as primeiras plantas a crescer sobre rochas, as quais desgastam por meio de substâncias produzidas por sua atividade biológica. Desse modo, permitem que, depois deles, outros vegetais possam crescer sobre essas rochas. Daí seu importante papel nas primeiras etapas de formação dos solos.

Como referenciar: "Classificação das briófitas" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 04/07/2022 às 06:58. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/biobriofitas2.php