Você está em Só Ciências > Química

Função base (ou hidróxido)

A função base é caracterizada por substâncias que apresentam o grupo hidroxila (OH)-1 ligado a metais. Devido a presença desse grupo, essas substâncias são também chamadas de hidróxidos. Um exemplo dessa função é a cal hidratada, utilizada em pinturas de paredes, cuja fórmula é Ca(OH)2.

As bases são formadas pela ligação iônica do ânion hidroxila (OH)- com um metal; são, portanto, compostos iônicos.

Existe, no entanto, um exceção, que é o hidróxido de amônio (NH4OH), uma base que não possui um metal em sua fórmula, apesar de ser um composto iônico.

Nas bases, o ânion hidroxila apresenta um átomo de hidrogênio ligado a um átomo de oxigênio por compartilhamento de elétrons (ligação covalente); esse ânion hidroxila tem carga -1, portanto forma uma ligação iônica com um cátion.

Por isso, quando isolado esse ânion apresenta carga -1. Observe:

Dissociação das bases

Da mesma forma que, em presença de água, os ácidos produzem por ionização o cátion H+, para que uma substância pertença à função base é necessário que, ao ser adicionada à água, produza como ânion exclusivamente a hidroxila (-OH).

Veja as equações a seguir:

Ao ser dissolvido em água, o hidróxido de sódio (NaOH) se dissocia, originando íons livres Na+ e OH-.

Diferença de ionização e dissociação
Ionização é a formação de íons por quebra de uma ligação covalente. Ou seja, a substância de origem não é formada por íons e, após a quebra da ligação covalente, eles são produzidos.
Dissociação é o termo aplicado a compostos iônicos, isto é, consiste na separação dos íons que já existem nessas substâncias por algum processo.

A dissociação pode ocorrer também entre bases com mais de uma hidroxila.

Nesse exemplo, além do cátion Ca2+, são liberadas duas hidroxilas na dissociação do hidróxido de cálcio.

As bases são compostos iônicos que se dissociam em presença de água, liberando ânion (OH)- em solução.

 

Como referenciar: "Função base" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 25/02/2018 às 12:17. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/funcaoquimica4.php