Você está em Só Ciências > Química

Classificação dos ácidos quanto a presença ou não de oxigênio em sua molécula

Dependendo de sua composição, podemos classificar os ácidos em:

Oxiácidos

Existem ácidos que possuem o elemento oxigênio em sua composição, como por exemplo, o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), substâncias muito utilizadas na indústria química. Esses ácidos são chamados de oxiácidos.

Hidrácidos

São ácidos que não possuem o elemento oxigênio em sua composição. Podemos citar o ácido clorídrico (HCl), presente em nosso estômago, e o gás sulfídrico (H2S), um gás tóxico produzido em determinadas reações químicas.

Os ácidos em nosso dia-a-dia

Em nosso cotidiano, estamos em contato com várias substâncias ácidas: o ácido cítrico, componente de várias frutas de sabor azedo, como o limão; o ácido acético, presente no vinagre, o ácido carbônico, presente nos refrigerantes e nas águas minerais gasosas, o ácido fosfórico, presente em refrigerantes à base de cola e em alguns medicamentos que possuem ácido acetilsalicílico (AAS) em sua formulação.

 

 

Como referenciar: "Oxiácidos e hidrácidos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 25/02/2018 às 12:23. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/funcaoquimica3.php