As massas de ar

A massa de ar é um aglomerado de ar em determinadas condições de temperatura, umidade e pressão. As massas de ar podem ser quentes ou frias. As quente, em geral, deslocam-se de regiões tropicais, e as frias se originam nas regiões polares.

As massas de ar podem ficar estacionadas, em determinado local, por dias e até semanas. Mas quando se movem, provocam alteração no tempo, havendo choques entre massas de ar quente e frio: enquanto uma avança, a outra recua.

O encontro entre duas massas de ar de temperaturas diferentes dá origem a uma frente, ou seja, a uma área de transição entre duas massas de ar. A frente pode ser fria ou quente. Uma frente fria ocorre quando uma massa de ar frio encontra e empurra uma massa de ar quente, ocasionando nevoeiro, chuva e queda de temperatura.

E uma frente quente ocorre quando uma massa de ar quente encontra uma massa de ar frio que estava estacionada sobre uma região, provocando aumento da temperatura.

Próximo conteúdo: Poluição do Ar
Como referenciar: "As massas de ar" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/12/2024 às 20:57. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar7.php