Você está em Informações > Notícias

Games 3D ajudam a manter sua memória em forma

Cientistas dizem que o contato com a complexidade desses jogos é uma das melhores formas de manter nosso hipocampo ativo e saudável.

Na busca por maneiras de estimular nosso cérebro e, quem sabe, chegar à velhice com a mesma memória dos nossos anos mais tenros, pesquisadores da Universidade da Califórnia – Irvine, nos EUA, toparam com uma solução que talvez você já use e nem se dê conta. Jogar videogame – jogos em 3D, se possível.

Os testes funcionavam assim: um grupo de estudantes que não possuem muita familiaridade com videogames jogaria Super Mario 3D World, enquanto o outro grupo seria apresentado a Angry Birds. Os dois jogos foram escolhidos por causa de sua estética – enquanto o primeiro conta com um cenário relativamente complexo e dinâmico, o segundo se passa em um ambiente mais simplificado e passivo. A ideia é que os voluntários jogassem por meia hora durante duas semanas seguidas.


Jogar games durante sua vida inteira pode ser a melhor forma de envelhecer com a memória tinindo.

Antes e depois de jogar, os voluntários resolviam testes de memória. A ideia era investigar como os games – e a diferença na complexidade dos cenários – interfere no estímulo ao hipocampo, área do cérebro ligada ao aprendizado e à memória. Quem jogou Mario 3D obteve um acréscimo de 12% na comparação dos resultados dos testes pré e pós game. Segundo os cientistas, é mais ou menos essa a quantidade de memória que nós perdemos entre os 45 e os 70 anos. A taxa de evolução dos estudantes que jogaram Angry Birds não foi divulgada, mas os cientistas garantem que o progresso foi bem menor.

Ao se locomover pelos cenários do vídeo game, você está exercitando as mesmas partes do cérebro que utilizaria para transitar por um ambiente da vida real. É esse o motivo que faz com que games 3D estimulem mais a memória que os em 2D: eles possuem muito mais informação espacial e disponibilizam muito mais coisas para o usuário aprender.

De acordo com a pesquisa, os resultados mostraram “uma melhora significativa na cognição ligada ao hipocampo, usando várias medidas comportamentais”. Ainda segundo os cientistas, o experimento “sugere que os games modernos podem oferecer uma estimulação relevante no hipocampo humano”.

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/12/games-3d-ajudam-manter-sua-memoria-em-forma.html)

Como referenciar: "Games 3D ajudam a manter sua memória em forma" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 07:57. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia84.php