Você está em Informações > Notícias

Cantar junto é o melhor jeito de fazer novos amigos, diz estudo

Pesquisa da Universidade de Oxford dá o embasamento científico para um ensinamento milenar sintetizado na máxima: quem canta os males espanta.

Não é preciso ser um músico profissional para saber que a música é algo poderoso. Ela te leva pro passado, te deixa com medo, te deixa feliz, nossa mente e nossa alma são incrivelmente suscetíveis ao seu poder- não é de se espantar, portanto, que ela nos ajude a fazer novos amigos.

Uma pesquisa publicada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, avaliou como a proximidade entre estranhos evolui no decorrer de um curso artístico. Ao longo de sete meses, os pesquisadores investigaram grupos recém-formados de aulas de canto, escrita criativa e artesanato. E deu música na cabeça.


Cantar e não ter a vergonha de ser feliz.

Antes e depois das aulas, os cientistas pediam que os participantes respondessem sobre o grau de proximidade entre eles e seus colegas – foram definidos três períodos para essa enquete – o primeiro, o terceiro e o sétimo mês. Se no mês 3 a sensação de amizade era parecida entre todos os cursos analisados, ficou claro que os futuros cantores se conectam com mais rapidez: no mês 1 eles já haviam atingido o grau que futuros artesãos e escritores só chegariam dois meses depois.

De acordo com o estudo The ice-breaker effect: singing mediates fast social bonding ou “O efeito quebra-gelo: cantar proporciona um rápido vínculo social” em tradução livre, “cantar talvez tenha evoluído para unir rapidamente grandes grupos humanos de estranhos” por causa do chamado “afeto positivo”. Ainda de acordo com o texto da pesquisa, o fato do canto ser encontrado em todas as sociedades – e em certa medida em todos os humanos – é sinal de que essa é uma capacidade universal e que provavelmente se trata de uma adaptação evolucionária. Cantar aumenta os níveis de endorfina, um neuropeptídeo opioide estimulado pelos mais potentes laços afetivos humanos, como entre filhos e pais ou um casal apaixonado.

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/10/cantar-junto-e-o-melhor-jeito-de-fazer-novos-amigos-diz-estudo.html)

Como referenciar: "Cantar junto é o melhor jeito de fazer novos amigos, diz estudo" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 20:27. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia80.php