Você está em Informações > Notícias

Seu protetor solar está matando os recifes de corais

Nova pesquisa confirma que substância presente no produto prejudica os corais de várias maneiras diferentes

A importância dos corais vai muito além da sua beleza que encanta mergulhadores. É no abrigo dos recifes que um quarto dos peixes que vivem nos oceanos passam seus primeiros dias. Essa espécie de maternidade natural está sendo ameaçada por todos os lados: o aquecimento global sempre foi o principal vilão, mas um estudo recém-publicado coloca o dedo em outra ferida – e ela está lambuzada de protetor solar.

A oxibenzona, substância química presente no produto, prejudica os corais em quase todas as formas imagináveis: ele atrapalha o seu crescimento, danifica seu DNA e colabora para o branqueamento dos corais – quando isso ocorre o coral perde sua coloração viva e sua superfície de cálcio branco é exposta, sinal de que as zooxantelas, algas unicelulares responsáveis pela alimentação do coral, estão morrendo.


Corais que passam pelo processo de branqueamento ficam com aspecto doente – fenômeno é estimulado pelo protetor solar

Como se não bastasse, as plânulas, larvas do coral que têm como característica ficar vagando pelo oceano, podem ficar presas ao próprio esqueleto, interrompendo o ciclo reprodutivo da espécie. De acordo com a pesquisa, a oxibenzona “transforma a mobilidade das plântulas em algo deformado e estático”.

Aproximadamente 14 mil toneladas de protetor solar são despejadas nos corais todo ano. Quem usa produtos cosméticos que contenham oxibenzona mas não costuma ir à praia também pode estar contribuindo para esse massacre em andamento, já que as substâncias utilizadas durante o banho, por exemplo, acabam no mar de uma maneira ou outra. Os pesquisadores afirmam que uma única gota de protetor solar em um volume de água equivalente à seis piscinas olímpicas já pode dar início a um processo de declínio de uma colônia saudável.

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/10/seu-protetor-solar-esta-matando-os-recifes-de-corais.html)

Como referenciar: "Seu protetor solar está matando os recifes de corais" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 20:56. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia77.php