Você está em Informações > Notícias

Cavalos sorriem como humanos, afirma pesquisa

De acordo com um novo estudo, publicado no PLOS ONE, as caras de cavalos possuem grandes similaridades com a face humana. Depois de dissecar uma cabeça de cavalo e analisar sua musculatura, além de pesquisar vários vídeos de cavalos, cientistas chegaram a essa conclusão.

Isso não é intuitivo, já que o formato facial das duas espécies é bem diferente. Mas em relação às expressões somos bastante similares. Os pesquisadores usaram um sistema chamado Facial Action Coding (FAC), que mede de forma quantitativa o movimento facial. Enquanto humanos têm 27 FACs (movimentos faciais separados), os chimpanzés têm 13 FACs e cachorros 16. Cavalos, por sua vez, têm 17 FACs, o número que mais se aproxima do nosso.

Ainda não se sabe se esse grande repertório de expressões é usado para a comunicação entre os próprios animais - mas o fato é que a variedade impressionou os cientistas responsáveis pela pesquisa. "Um dos cavalos que analisamos está erguendo a parte de dentro das sobrancelhas, algo que humanos fazem quando estão surpresos ou tristes", afirmaram à Time.

O 'sorriso' também foi observado nos cavalos. Para eles, é um gesto de submissão mostrar os dentes - para nós também é um gesto de vulnerabilidade, se refletirmos sobre o assunto. E, quando estão com medo, os cavalos também arregalam os olhos.

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/cavalos-sorriem-como-humanos-afirma-pesquisa.html)

Como referenciar: "Cavalos sorriem como humanos, afirma pesquisa" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 12:10. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia69.php