Você está em Informações > Notícias

Uma bióloga cultivou os micróbios que estavam na mão de seu filho de oito anos - e o resultado é maravilhoso

Quantas espécies diferentes não devem aparecer na foto abaixo?

Uma bióloga cultivou os micróbios que estavam na mão de seu filho de oito anos - e o resultado é maravilhoso

Mesmo se você não tem filhos, já foi criança um dia para saber o que os pais costumam dizer quando os pequenos terminam de brincar na terra. É fato: a primeira coisa que eles mandam é lavar as mãos. Mas se a mãe em questão for uma cientista e também estiver a fim de uma brincadeira, antes de mandar as crianças pra pia, ela pode muito bem chegar com uma placa de Petri e pedir para que coloquem a mãozinha ali, naquela substância nutritiva. Depois de algum tempo de cultivo, o resultado seria bem parecido com a foto abaixo - uma exuberância incrível de fungos e bactérias, prosperando em colônias multicoloridas.

Em sua maioria, os micróbios não nos causam mal nenhum e vivem em harmonia conosco

Foi exatamente isso o que fez a microbióloga Tasha Sturm, técnica de laboratório da Cabrillo College. Depois que o filho de oito anos voltou do jardim, ela coletou os micróbios que estavam na mão dele e deixou que crescessem livremente ao longo de anos. Ela já fazia isso com a filha mais velha, até que a mão da garota ficou grande demais para as placas de Petri. Por mais que as colônias crescessem e se desenvolvessem, a forma da mão e dos dedos era preservada - e Sturm usava os micro-organismos para ilustrar suas aulas na universidade. “Minhas crianças acham isso ‘legal’, e os alunos também gostam”, disse a Smithsonian Mag.


Estes são os micróbios que estavam na mão de uma criança depois de brincar no jardim

Antes de sentir um pouco de medo com a ideia de todos esses micróbios vivendo em sua mão, saiba que, em sua maioria, eles não causam nenhum mal à saúde, e frequentemente vivem em plena harmonia com a gente. Por isso dá pra ficar tranquilo e pensar só no lado bonito da foto. No início de junho, ela foi postada na página do Facebook da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM, na sigla em inglês) e teve quase 14 mil curtidas e compartilhamentos. Antes disso, Sturm havia publicado a imagem no site MicrobeWorld.org, gerido pela mesma organização.

Para identificar ao certo cada espécie contida na placa, seriam necessárias análises mais específicas, mas a cientista arriscou alguns palpites na sessão de comentários. As colônias brancas, diz Tasha, provavelmente são formas de estafilococos, bactérias que vivem no nariz e na pele das pessoas e costumam ser inofensivas ou até benéficas, mas algumas delas podem causar doenças quando crescem onde não devem - principalmente se desenvolverem resistência a antibióticos. Ela também postou dois closes que devem mostrar ou bacilos, um tipo de bactéria comum nos solos (mas uma espécie causa chulé), ou uma forma de levedura.

Esta aqui embaixo é aquela bolinha no canto superior esquerdo da foto, fora da mão. Provavelmente ela não estava na pele do garoto e é uma contaminação externa. Repare em seu complexo sistema de canais:


Micróbio que deu origem a esta colônia não estava na mão do garoto


Uma das maiores colônias da placa, provavelmente um tipo de bacilo

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2015/06/uma-biologa-cultivou-os-microbios-que-estavam-na-mao-de-seu-filho-de-oito-anos-e-o-resultado-e-maravilhoso.html)

Como referenciar: "Uma bióloga cultivou os micróbios que estavam na mão de seu filho de oito anos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 13:47. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia64.php