Você está em Informações > Notícias

Estudo diz que animal terrestre mais rápido do mundo é um ácaro

Bicho percorre 322 vezes por segundo o comprimento do próprio corpo. 'Paratarsotomus macropalpis' desbancou o besouro-tigre australiano.

O mundo animal tem um novo recordista de velocidade, segundo um estudo apresentado no domingo, dia 27 de maio de 2014, na reunião científica "Experimental Biology 2014", em San Diego, nos Estados Unidos. O bicho terrestre mais rápido do mundo, aponta a pesquisa, percorre uma distância equivalente a 322 vezes o comprimento do próprio corpo em apenas um segundo.

Trata-se do ácaro Paratarsotomus macropalpis. Com o tamanho inferior ao de um grão de gergelim, ele desbancou o antigo recordista mundial: o besouro-tigre australiano, capaz de percorrer 171 vezes seu próprio comprimento em um segundo.

Essa medida diz respeito à velocidade do animal proporcionalmente ao tamanho de seu corpo. Conhecido por sua rapidez, um guepardo que corra a uma velocidade de cerca de 95 km/h, por exemplo, percorre somente 16 vezes seu próprio comprimento por segundo.

Um dos estudantes responsáveis por encontrar esse tipo de ácaro e documentar sua velocidade no hábitat natural foi Samuel Rubin, aluno do Pitzer College, na Califórnia."É muito legal descobrir algo que seja mais rápido que qualquer outra coisa. E apenas imaginar um humano correndo tão rápido, levando em conta seu tamanho, é realmente surpreendente", diz.

Caso o homem tivesse uma velocidade equivalente à da espécie Paratarsotomus macropalpis, levando em conta seu tamanho, ele seria capaz de percorrer mais de 580 metros a cada segundo.

Para Rubin, o estudo sobre como esses aracnídeos conseguem atingir velocidades tão grandes pode inspirar novas tecnologias revolucionárias para a construção de veículos, robôs e outros equipamentos.

Esse tipo de ácaro é natural do sul da Califórnia, onde é comumente encontrado em rochas e calçadas. Para determinar sua velocidade, os cientistas usaram câmeras de alta velocidade no laboratório e também em no ambiente natural dos animais.

"Era muito difícil pegá-los e, quando filmávamos ao ar livre, era preciso segui-los de forma incrivelmente rápida, já que o campo de visão da câmera era de apenas 10 centímetros", conta Rubin.

(http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/04/estudo-diz-que-animal-terrestre-mais-rapido-do-mundo-e-um-acaro.html)

Como referenciar: "Estudo diz que animal terrestre mais rápido do mundo é um ácaro" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 12:20. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia24.php