Você está em Só Ciências > Solo

Tectônica de Placas (continuação)

Como consequência destes rompimentos, os oceanos também sofreram divisão, obedecendo as transformações provocadas pelas massas dos novos continentes.

Deu-se origem então a outra teoria chamada Tectônica de Placas.

Tectônica de placas é uma teoria originada a partir da deriva continental e da expansão dos fundos oceânicos. Foi desenvolvida em 1960, e tornou-se a mais aceita entre geógrafos e oceanógrafos.

De acordo com esta teoria, a litosfera se movimenta sobre a astenosfera. A litosfera por sua vez, é dividida por placas (denominadas placas tectônicas) e estas deslizam por causa das correntes de convecção no interior da Terra. O calor que vem do núcleo da Terra esquenta o manto e faz as partes mais quentes subir. Essas partes esfriam e voltam a descer. São essas correntes que movimentam lentamente as placas que formam a crosta da Terra.

O movimento de uma placa em relação à outra é de cerca de 2 a 10 cm ao ano. Por isso praticamente não é percebido pelos nossos sentidos. Ao longo de milhões de anos, entretanto, esse movimento mudou muito o aspecto de nosso planeta, afastando alguns continentes e aproximando outros.

Tais movimentações permitiram a formação dos continentes a partir do Pangeia, continente que existiu há 200 milhões de anos atrás, durante a era Mesozoica.

  • Placa oceânica é o nome que designa as placas que se encontram submersas pelos oceanos, enquanto placa continental é o nome dado para designar as placas localizadas sob os continentes.

Existem várias placas tectônicas de diferentes tamanhos, porém as mais importantes são:

  • Placa Africana: Abrange todo o continente africano e através de sua colisão com a placa euroasiática surgiu o Mar Mediterrâneo e o Vale do Rift.
  • Placa da Antártida: Abrange toda a Antártida e a região austral dos oceanos.
  • Placa Euroasiática: Abrange o continente europeu e asiático, exceto a Índia, Arábia e parte da Sibéria. Inclui a parte oriental do Oceano Atlântico norte.
  • Placa Norte-Americana: Abrange a América do Norte, parte ocidental do Oceano Atlântico norte, uma parte do Oceano Glacial Ártico e parte da Sibéria.
  • Placa Sul-Americana: Abrange a América do Sul e o leste da Crista Oceânica do Atlântico.
  • Placa do Pacífico: Abrange a maior parte do Oceano Pacífico e através de sua colisão com a Placa da Antártida surgiu a Placa Pacífico-Antártica.
  • Placa Indo-Australiana: Abrange a Placa Australiana e a Placa Indiana. Também abrange grande parte do Oceano Índico e parte do Himalaia.

 

Como referenciar: "Tectônica de Placas (continuação)" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 21:00. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo1_2.php