Universo
 Sistema Solar
 Ar
 Água
 Solo
 Ecologia
 Seres Vivos
 Reino dos Animais
 Reino das Plantas
 Corpo Humano
 Mais Conteúdos [+]

 Seres Vivos
 Os Vírus
 Reino Monera
 Reino Protista
 Reino Fungi
 Reino Plantae
 Genética
 Citologia
 Biotecnologia
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Laifis de Biologia
 Área dos Professores
 Fórum de Discussão
 Glossário Biológico

 Jogos de Ciências
 Biokids
 Macetes

 Jornal Só Biologia
 Notícias
 Curiosidades
 Dicas de Etiqueta
 Grandes Cientistas
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

 

Funções químicas

 

O limão é um fruta que possui sabor muito azedo. Ele, assim como outras frutas cítricas, é ácido, pois contém ácido ascórbico e ácido cítrico.

Muitos ácidos são usados em indústrias. Já houve época em que a produção e a utilização de determinados ácidos eram consideradas indicativas de desenvolvimento industrial de um país.

Na natureza existe uma grande quantidade de substâncias com diferentes sabores, cores, consistências e propriedades.

 

  

 

 

 
É possível organizar todas essas substâncias reunindo-as em grupos com propriedades semelhantes. Poderá haver, por exemplo, um grupo formado por substâncias que têm em comum o sabor azedo, como algumas substâncias encontradas no vinagre, no suco de limão e na laranja.

 

 
Outro grupo poderia reunir substâncias que ajudam na remoção da sujeira ou da gordura de superfícies e tecidos. Essas substâncias são encontradas em produtos de limpeza, na forma de líquidos e pastas.
 
Podemos até mesmo reunir, as substâncias que apresentam sabor salgado, como o sal de cozinha e o bicarbonato de sódio, utilizado como antiácido.

 

Normalmente, substâncias que apresentam propriedades semelhantes possuem em comum um átomo, ou grupo de átomos, que confere a essas substâncias determinadas características peculiares.

Cada átomo ou grupo de átomos responsável por manter propriedades semelhantes nos compostos vai caracterizá-los como uma determinada função química.

 

O significado da função química

 

Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresentam entre si propriedades semelhantes devido a presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula.

Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecer as funções químicas.

O estudo das funções químicas, de suas características e de suas propriedades torna possível a utilização de muitos materiais em nosso dia-a-dia e a fabricação de outros. Vamos ver em mais detalhes as seguintes funções químicas:

  • ácidos;
  • bases;
  • sais;
  • óxidos.

 

 

 

Curta nossa página nas redes sociais!

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2018 Só Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.