Universo
 Sistema Solar
 Ar
 Água
 Solo
 Ecologia
 Seres Vivos
 Reino dos Animais
 Reino das Plantas
 Corpo Humano
 Mais Conteúdos [+]

 Seres Vivos
 Os Vírus
 Reino Monera
 Reino Protista
 Reino Fungi
 Reino Plantae
 Genética
 Citologia
 Biotecnologia
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Laifis de Biologia
 Área dos Professores
 Fórum de Discussão
 Glossário Biológico

 Jogos de Ciências
 Biokids
 Macetes

 Jornal Só Biologia
 Notícias
 Curiosidades
 Dicas de Etiqueta
 Grandes Cientistas
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

 

Mamíferos sem dentes?

Sabemos que alguns animais não possuem dentes verdadeiros, constituídos de esmalte e dentina. Muitos têm estruturas semelhantes aos dentes, mas de constituições diferentes. Porém, existe animais que não têm nem um nem outro, e desenvolveram mecanismos diversos para obterem alimento.

O mais conhecido deles é o tamanduá, que possui língua longa e adesiva, mas diferentemente de outros mamíferos, não possui nenhum dente. Esta é uma característica rara entre os mamíferos, que normalmente apresentam duas dentições. O tamanduá, que adora comer formigas, cupins e pequenos vermes, conta com uma espécie de bico comprido, porém suas mandíbulas são lisas, sem nenhum dente.


Tamanduá-bandeira

O fato de não terem dentes é compensado por uma língua fina, comprida e gosmenta, que consegue alcançar suas presas que estejam longe seu corpo.

É importante destacar que o tamanduá, assim como o pangolim (mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África), tanto filhotes quanto adultos, apesar de não terem dentes, apresentam dentes vestigiais nos embriões, porém eles desaparecem antes do nascimento.


Pangolim

Outro animal que podemos citar é o ornitorrinco, cujos filhotes criam um dente na ponta do bico (conhecido como dente de ovo), constituído de esmalte e dentina, que ajuda o animal a quebrar a casca do ovo ao nascer. Porém, esta estrutura é perdida após dois dias da eclosão. Além disso, eles realmente não precisam dos dentes, pois o bico deles dá conta de fazer tudo o que seria a função dos dentes.


Filhote de ornitorrinco

Devemos excluir dessa lista animais como o bicho-preguiça, o tatu e o porco-da-terra, pois eles possuem dentes, embora sem esmalte (somente dentina com cavidade pulpar em seu interior).

Como referenciar: "Mamíferos sem dentes?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2017 [consultado em 15/12/2017 às 16:03]. Disponível na Internet em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/mamiferos_sem_dentes.php

 

Curta nossa página nas redes sociais!

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.