Você está em Entretenimento > Curiosidades

Jacaré x crocodilo: diferenças

O jacaré e o crocodilo são répteis que possuem algumas diferenças físicas, embora ambos sejam classificados como crocodilianos, ou seja, pertencem à ordem Crocodilia.

São grandes répteis semiaquáticos e predadores, apresentando um corpo alongado e recoberto por placas córneas. Possuem quatro membros, que são usados para a locomoção terrestre e aquática.

Aspectos físicos

O jacaré tem a cabeça mais larga e arredondada do que a dos crocodilos, e, quando fecha a boca, seus dentes não aparecem. Já o crocodilo tem a cabeça mais estreita e, mesmo com a boca fechada, alguns dentes são visíveis.

Os crocodilos, que normalmente são mais ativos e apresentam um visual mais assustador que os jacarés, também costumam ser maiores em comprimento. Enquanto a maior espécie de jacaré (jacaré-açu) atinge cerca de 5,5 metros de comprimento, alguns crocodilos alcançam mais de 7 metros.


O jacaré tem a cabeça mais larga e arredondada do que a dos crocodilos

Onde são encontrados?

Jacarés e crocodilos habitam regiões tropicais, geralmente ficam às margens dos rios.

No Brasil, só existem jacarés. Eles são encontrados na Amazônia e no Pantanal Mato-Grossense. Entre as seis espécies de jacaré existentes em território brasileiro, podemos destacar o jacaré-de-papo-amarelo e o jacaré-açu.

Como referenciar: "Jacaré x crocodilo: diferenças" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 14/07/2024 às 08:28. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/jacare_crocodilo.php