Você está em Entretenimento > Curiosidades

Mas o que são os mecanismos de flexibilização?

São arranjos regulamentados pelo Protocolo de Quioto que facilitam que os países incluídos no acordo, ou seja, as compromissadas com redução de emissões, chamados de Anexo I, possam atingir suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Tais mecanismos proporcionam um menor impacto nas economias e no nível de desenvolvimento dos países compromissados.

Quais os mecanismos de flexibilidade?

Comércio Internacional de Emissões (CIE)

Projeto realizado entre países listados no Anexo I, de maneira que um país, que tenha diminuído suas emissões abaixo de sua meta, transfira o excesso de suas reduções para outro país que não tenha alcançado tal condição. Este mecanismo de flexibilização, no âmbito do Protocolo de Quioto, somente pode ser utilizado, pelo país adquirente, se este o contabilizar em conjunto com atividades de redução efetivamente implementadas, de modo a não permitir que algum país apenas "compre" a redução de outros países sem reduzir suas próprias.

 

Como referenciar: "Comércio Internacional de Emissões " em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 14/07/2024 às 06:54. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Creditos_de_carbono2.php