Você está em Só Ciências > Física

Imagens em espelhos convexos

O lado convexo da colher exemplifica um espelho convexo.

Espelhos desse tipo fornecem, como você pode verificar, uma imagem direita (isto é, que não está de cabeça para baixo) e que é menor que o objeto.

Como fornecemos imagens reduzidas, os espelhos convexos permitem visualizar uma região maior do que seria visualizada num espelho plano. E isso você pode comprovar com auxilio da colher.

Imagens em espelhos côncavos

O lado côncavo da colher ilustra as propriedades de um espelho côncavo. Espelhos desse tipo fornecem uma imagem com características que dependem de o objeto estar próximo ou distante do espelho.

No caso de objetos distantes – como o seu rosto quando você está com o braço esticado – os espelhos côncavos fornecem uma imagem invertida (de cabeça para baixo) e menor que o objeto.

Já no caso de objetos próximos – tais espelhos fornecem imagens direitas (não estão de cabeça para baixo) e maiores que o objeto. Então, espelhos côncavos permitem ampliar imagens de objetos próximos.

 

Como referenciar: "Espelhos convexos e côncavos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/05/2024 às 15:16. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/optica7.php