Você está em Só Ciências > Física

Princípio fundamental da Dinâmica

A equação matemática apresentada no tópico anterior foi enunciada por Isaac Newton no século XVII e é conhecida como segunda Lei de Newton, ou Princípio fundamental da Dinâmica.

A unidade kg.m/s2, que aparece nesse cálculo, pode ser usada para expressar a intensidade (módulo) de uma força. É simplificadamente denominada Newton e representada por N.

Assim, podemos afirmar que um Newton (1N) é a intencidade de uma força resultante que, atuando em um corpo de massa 1kg, faça com que ele adquira a aceleração de 1m/s2.

A força resultante que atua sobre o corpo nos casos A e B do exemplo acima tem intensidade 1N.

Retomando o exemplo, observe que nos quatro casos (A, B, C e D), é obedecida a equação

.

A

B

C

D

A segunda lei de Newton permite-nos fazer uma série de previsões referentes ao movimento dos corpos. Vamos supor por exemplo, que se deseje fazer com que um corpo de massa 3 kg adiquira a aceleração de 5m/s2. Qual é a força resultante que se deve ser aplicada a esse corpo?

O calculo é o seguinte:

            

 

Como referenciar: "Princípio fundamental da Dinâmica" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 25/02/2018 às 12:25. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/mecanica14.php