Você está em Só Ciências > Física

Frequência de uma onda

Uma das características importantes de qualquer onda é a sua frequência, o número de oscilações por unidade de tempo.

A unidade mais comum usada internacionalmente para expressar a frequência de uma onda é o hertz, simbolizado por Hz, que equivale a uma oscilação por segundo.

Assim, por exemplo, dizer que a corda de um violino, colocada em vibração pelo músico, emite uma onda sonora de frequência 440 Hz (lê-se 440 hertz), significa dizer que essa onda sonora produzida pelo instrumento realiza 440 oscilações a cada segundo.

Outros elementos de uma onda

A onda periódica é caracterizada por alguns elementos, que são:

  • Cristas: os pontos mais altos de uma onda são as cristas.
  • Vale: os pontos mais baixos de uma onda forma os vales.
  • Amplitude: é a distância da posição da corda em repouso a uma crista ou a um vale.
  • Comprimento de onda: é a distância entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos. Simbolizamos o comprimento de onda pela letra grega l.
  • Período: é o tempo gasto para produzir uma oscilação completa (um ciclo), ou seja, é o tempo em que a fonte gera um ciclo de subida e um de descida.
  • Frequência: número de oscilações completas (ciclos) geradas por unidade de tempo (minuto, segundo etc.)
Em um mesmo meio de propagação, as ondas de maior comprimento terão a menor frequência, e as de ondas de maior frequência terão o menor comprimento de onda.

Lembre-se! A amplitude e a frequência de uma onda dependem do movimento que dá origem a essa onda (nos desenhos, o movimento das mãos que vibram a corda).

Relacionando período e frequência

Se um fonte produz um vale e uma crista a cada dois segundos, o intervalo de tempo para um ciclo completo é 2 segundos; portanto, o período é 2s. Nesse caso, quantas oscilações completas (uma crista mais um vale) são geradas a cada segundo?

A resposta é meia oscilação, ou meio ciclo, gerada a cada 1s.

Portanto, o número de oscilações por segundo ou frequência é 0,5 oscilação em um segundo. Assim, se denominarmos o período de T, e a frequência de f, no nosso exemplo, teremos T = 2s e f = 0,5 ciclo por segundo.

Na linguagem matemática:

e

No Sistema Internacional de Medidas (SI), a unidade do período é o segundo, e a unidade da frequência é o ciclo por segundo, denominado hertz (Hz).

Quando ouvimos dizer que o processador de um computador é de 2,1 gigahertz, isso significa que ele processa 2,1 bilhões de informações por segundo. Quando afirmamos que a frequência de uma estação de rádio é de 99,7 megahertz, estamos dizendo que a onda de rádio correspondente a essa estação possui 99,7 milhões de oscilações por segundo.

 

Como referenciar: "Frequência de uma onda" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 25/02/2018 às 12:22. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Ondas2.php