Você está em Informações > Notícias

Borboletas conseguem lembrar do que aprenderam quando eram lagartas

Elas passam por uma metamorfose dramática - mas ainda assim lembram dos conhecimentos adquiridos

Aposto que, quando você aprendeu sobre a metamorfose de uma lagarta até o estágio de borboleta, ficou surpreso. Afinal o animal basicamente ganha um corpo novo. E, de forma surpreendente, cientistas da Universidade de Georgetown descobriram que os animais lembram de coisas que aprenderam em seu primeiro estágio de desenvolvimento.

Para testar a hipótese, os pesquisadores treinaram lagartas para evitar certos tipos de cheiro (associando os odores com choques). Depois eles verificaram que, no estágio adulto, as borboletas ainda evitavam os cheiros que foram associados com choque - mesmo que o conhecimento não tenha sido reforçado na fase adulta.

Apesar de isso indicar que as lembranças permanecem, os pesquisadores ainda não sabem qual é a estrutura responsável por armazenar essas informações.

Mas qual é a importância de saber que as borboletas lembram de acontecimentos do estágio larval? Basicamente porque isso pode influenciar na sua escolha de habitat - e, com os insetos sendo polinizadores importantes que garantem a reprodução das plantas, compreender suas escolhas é primordial.

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/borboletas-conseguem-lembrar-do-que-aprenderam-quando-eram-lagartas.html)

Como referenciar: "Borboletas conseguem lembrar do que aprenderam quando eram lagartas" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 17:58. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia71.php