Você está em Informações > Notícias

Ratos também sonham

Cientistas descobrem que eles sonham sobre lugares que querem visitar e sobre, claro, comida

De acordo com uma pesquisa da University College London, quando não conseguem acessar seu alimento, ratos sonham com ele assim que pregam os olhos. "É como ficar olhando para fotos da Grécia um dia antes de tirar férias - naquela noite, você pode sonhar com as imagens", afirma um dos autores do estudo, Hugo Spiers.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores colocaram quatro ratos no fundo de uma gaiola em forma de T - lá, os bichinhos conseguiam ver comida, mas não conseguiam chegar até ela. Depois, eles foram encorajados a dormir enquanto sua atividade cerebral era gravada por 50 eletrodos.

Quando eles foram colocados de volta na gaiola, eles correram diretamente para o braço do "T" que estava bloqueado anteriormente, o que, combinado com os dados dos eletrodos, sugere que eles planejavam uma estratégia enquanto dormiam.

E um adendo estranho - cientistas já conseguiram alterar os sonhos de ratos (lembra de "Inception - a Origem?"). Para isso, eles estimularam uma parte do cérebro de ratos para que eles procurassem uma certa parte do labirinto quando estavam acordados, mesmo que o trecho não oferecesse nenhum atrativo. Medo.

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2015/06/ratos-tambem-sonham.html)

Como referenciar: "Ratos também sonham" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 10:46. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia63.php