Você está em Só Ciências > Solo

O solo é um grande filtro

Para que se obtenham plantas saudáveis e uma horta produtiva é necessário que o solo contenha água.

A capacidade de retenção de água depende do tipo de solo. A água, por ser um líquido solvente, dissolve os sais existentes no solo, e assim as plantas podem absorvê-los.

Nem toda a água da chuva flui diretamente para os córregos, riachos e rios. Quando chove, parte da água infiltra-se e vai penetrando na terra até encontrar uma camada impermeável, encharcando o solo. Por exemplo, 1 metro cúbico (1m³) de areia encharcada pode conter até 400 litros de água.

O ar também ocupa os poros existentes entre os grãos de terra. As raízes das plantas e os animais que vivem no solo precisam de ar para respirar.


Esquema mostrando camadas do solo e subsolo, em corte

Quando o solo se encharca, a água ocupa o lugar antes ocupado pelo ar, dificultando o desempenho das raízes e a vida dos animais no solo.

Se o solo estiver muito compactado, não filtrará a água com facilidade. Acontecerão, por exemplo, as grandes enxurradas após uma forte chuva. A urbanização, com a pavimentação de ruas e estradas, a canalização de rios e o desmatamento de grandes áreas dificultam o escoamento da água das chuvas.

 

 

Como referenciar: "O solo é um grande filtro" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/05/2024 às 15:44. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo9.php