Você está em Informações > Grandes cientistas

Albert Einstein

Albert Einstein (1879-1955) foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos.

Muito cedo em sua vida, manifestou curiosidade pela ciência: aos cinco anos, ao ganhar de presente uma bússola, ele ficou maravilhado com o instrumento.

Desde então, Einstein decidiu nunca mais se afastar da ciência. Acabou sendo mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel da Física de 1921 pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio sô foi anunciado em 1922. O seu trabalho teôrico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.


Albert Einstein, em uma pose famosa por sua irreverência.

Devido à formulação da teoria da relatividade Einstein tornou-se famoso mundialmente. Nos seus últimos anos, a sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinônimo de gênio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século" e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração dos 100 anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais importantes artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.

Como referenciar: "Albert Einstein" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 20/02/2018 às 01:06. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/AlbertEinstein.php