Os Nematelmintos

Os nematelmintos (do grego nematos: 'filamento', e helmin: 'vermes') são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades.

Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermes catalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas.

Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos.

De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais são envolvidos por uma fina e delicada película protetora, que é bem lisa e resistente.


Lombriga (Ascaris lumbricoides)


Porção anterior de Ancylostoma duodenale, mostrando boca com dentículos dilacerantes.

Doenças causadas por Nematódeos

Ancilóstomos, lombrigas, oxiúros e filárias são alguns exemplos de nematelmintos que parasitam os seres humanos . Vamos conhecê-los melhor.

Oxiuríase

Filaríase

Ascaridíase

Ancilostomíase: Amarelão

Como referenciar: "Nematelmintos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 23/04/2021 às 18:12. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/nematelmintos.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor