Você está em Só Ciências > Reino Protista

Amebíase

Existem várias espécies de amebas que podem ser encontradas no homem. Entre elas, estão a Entamoeba histolytica e a Entamoeba coli.

A única espécie patogênica, em determinadas condições, é a E. histolytica, embora em um grande número de casos viva como comensal no intestino grosso. 

A E. histolytica tem ampla distribuição geográfica, sendo encontrada praticamente em todos os países do mundo. Aflige, de um modo geral, 10% da população mundial

Sintomas

Os sintomas mais comuns da amebíase são: disenteria aguda com muco e sangue nas fezes; náuseas; vômitos e cólicas intestinais. Em certos indivíduos, no entanto, pode ser assintomática. Existem casos em que a ameba pode passar a parasitar outras regiões do organismo, causando lesões no fígado, pulmões e mais raramente no cérebro. 

Contaminação

é direta, não envolvendo um vetor. Ocorre pela ingestão de cistos, forma de resistência dos protozoários, adquirida como maneira de proteger-se de condições desfavoráveis do ambiente, juntamente com água e alimentos contaminados. 

Passam pelo estômago, resistindo à ação do suco gástrico, chegam ao intestino delgado, onde ocorre o desencistamento, de onde migram para o intestino grosso onde se colonizam. Em geral, ficam aderidos à mucosa do intestino, alimentando-se de detritos e bactérias.

Em determinadas condições, invadem a mucosa intestinal, dividindo-se ativamente no interior das úlceras e podem, através da circulação porta, atingir outros órgãos. A liberação de sangue juntamente com as fezes é consequente da ruptura de vasos sanguíneos da mucosa intestinal. 

Profilaxia

  • Só ingerir alimentos bem lavados e/ou cozidos;
  • Lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro; 
  • Construção de fossas e redes de esgoto; 
  • TRATAR AS PESSOAS DOENTES.   

Como referenciar: "Amebíase" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 29/10/2020 às 14:23. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/Amebiase.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor