Você está em Só Ciências > Química

O conceito de reação (transformação) química

De uma ou mais substâncias, presentes no estado inicial de um sistema, transformam-se em uma ou mais substâncias diferentes, que estarão presentes no estado final, a transformação é uma reação química, ou transformação química.

Em outras palavras, reação química é um processo em que novas substancias são formadas a partir de outras.

Você deve estar se perguntando: como os químicos têm certeza de que novas substâncias foram formadas?

Uma substância química é caracterizada pelas suas propriedades, tais como densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, cor, odor etc. Então, para saber se houve uma reação química, precisamos comparar as propriedades das substâncias presentes no sistema, nos estados inicial e final.

Imagine que o sistema escolhido para estudo seja um cano de ferro e que ele seja observado antes e depois de ser serrado ao meio. A substância inicialmente presente, o ferro, possui exatamente as mesmas propriedades da substância presente no final, que também é o ferro. Serrar um cano de ferro não é, portanto, uma transformação química, já que nenhuma nova substância foi formada.

Quando um objeto cai, uma folha de papel é rasgada, uma porção de areia é misturada à água, um giz é esmagado até virar pó e um prego é fincado na madeira, estamos diante de exemplos de transformações que não são reações químicas.

Exemplo de reação química: combustão do etanol

Estudando a queima do etanol (álcool comum), os químicos puderam identificar as substâncias presentes nos estados inicial e final do sistema.

Para haver a combustão do etanol, é necessária a presença de gás oxigênio (por exemplo, do ar). Ambas as substâncias transformam-se, durante a combustão, em duas novas substâncias: água e gás carbônico (também chamado dióxido de carbono: é o gás que forma as bolhas nos refrigerantes).

Em equação:

Nessa representação da combustão do etanol, os sinais de mais (+) podem ser lidos como “e”. A seta () pode ser lida como “reagem para formar”.

Em palavras: O etanol e o gás oxigênio reagem para formar gás carbônico e água.

Os químicos identificam essas substâncias por meio de duas propriedades. São elas que confirmam que, de fato, as substâncias existem no estado final são diferentes das prtesentes no estado inicial.

Veja algumas dessas propriedades:

   etanol        +         gás oxigênio       gás carbônico       +        água
78ºC -183ºC -78ºC 100ºC Ponto de ebulição
líquido gasoso gasoso líquido

Estado físico a 20ºC

0,79 g/cm3 0,0013 g/cm3 0,0018 g/cm3 1,0 g/cm3 Densidade a 20ºC
incolor incolor incolor incolor Cor

 

Como referenciar: "Reação (transformação) química" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 21/02/2018 às 02:33. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/reacaoquimica2.php