Você está em Só Ciências > Química

Substâncias químicas

Como você vê, o conceito de substância química – ou simplesmente substância, como iremos chamar de agora em diante – está intimamente relacionada ao estudo da química.

Os químicos consideram que uma substância é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são características. Da mesma maneira como você consegue reconhecer um amigo por um conjunto de suas características (a cor da pele, o timbre de voz, a forma do nariz, o modo de andar, o jeito de falar, a cor e a textura dos cabelos, o porte físico etc.), os químicos identificam as substâncias pelo conjunto de suas propriedades.

Entre essas propriedades estão o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a densidade, o fato de ser inflamável ou não, a cor, o odor etc.

Duas substâncias diferentes podem, eventualmente, possuir uma ou duas propriedades iguais, mas nunca todas elas. Caso aconteça de todas as propriedades de duas substâncias serem iguais, então elas são, na verdade, a mesma substância.

Uma amostra de água, qualquer que seja a sua origem (chuva, rio, mar, lago, geleira, produzida em laboratório etc.), tem sempre as mesmas propriedades.

Assim, qualquer líquido incolor com PF = 0ºC, PE = 100ºC e d = 1,0 g/cm3é classificado como água. E assim por diante.

Quando uma substância é produzida em laboratório ou extraída de alguma fonte natural, e desconfiam-se que seja uma nova substância, os químicos primeiramente determinam as suas propriedades.

Se elas coincidirem totalmente com as de alguma substância já conhecida, então não se tratará de uma nova substância. Se, por outro lado, não houver substância conhecida com essas propriedades, então realmente terá sido descoberta uma nova substância.

  

Como referenciar: "Substâncias químicas" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 21/02/2018 às 02:36. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia9.php