Você está em Entretenimento > Curiosidades

Trevo-de-quatro-folhas é sinal de sorte?

O trevo faz parte das plantas do gênero Trifolium, que em latim significa "três folhas". Porém, na realidade, um trevo possui uma única folha, que normalmente é subdividida em três folíolos (os quais são popularmente chamados de folhas).

Quando ocorre o desenvolvimento de quatro folíolos, temos uma mutação genética rara na planta, o famoso trevo-de-quatro-folhas, como é conhecido popularmente.

Segundo as antigas tradições dos povos celtas, acreditava-se que encontrar um trevo com quatro folhas era um sinal de boa sorte, especialmente por sua raridade. Quem o possuísse, passaria a ter a sorte dos deuses e os poderes da floresta. Cada folha teria um significado:


O significado das folhas, segundo as crenças que datam de 300 A.C.

E não é apenas a raridade que aumentava estas crenças. O formato com quatro folhas e a distribuição em cruz eram associados a valores sagrados, como equilíbrio e plenitude.

Aliás, ao longo da história, o número quatro carregou importantes significados simbólicos. O matemático Pitágoras o considerava um número perfeito, associado diretamente a Deus. Na numerologia, o quatro é associado à estabilidade e solidez.

Probabilidade e condições para a aparição do quarto folíolo

Estima-se que exista 1 folha de quatro folíolos para cada 10000 folhas de três folíolos. Alguns cientistas, após a análise de milhões de trevos em 2017, constataram que a ocorrência dos quatro folíolos pode ser um pouco mais frequente (algo em torno de 1 para 5076, ao invés dos 10000 como diz a estimativa mais difundida).

Porém, apesar da mutação do quarto folíolo ser genética, o ambiente também possui certa influência nesta característica. Isso porque muitos trevos nascem com os genes para o quarto folíolo, mas só se manifestam em condições favoráveis de temperatura e luminosidade.

Um país famoso pela maior ocorrência de trevo-de-quatro-folhas é a Irlanda, onde existe até a expressão “Lucky O´Irish” (Sorte Irlandesa). Na Irlanda, as colinas locais são revestidas com trevos em diversos ambientes, o que favorece a aparição mais frequente no país. Inclusive, o trevo está presente em vários símbolos nacionais, sendo relacionado a festividades como o Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day).

Existem trevos com mais de quatro folíolos?

Com bastante raridade, existem folhas de trevo com mais de quatro folíolos. No Japão, por exemplo, o fazendeiro Shigeo Obara cultivou uma variação da planta com 56 folhas, a maior já vista até hoje.


Trevo de 56 folíolos, descoberto em 2009 no Japão

Veja também:

Só Português: Trevo-de-quatro-folhas tem hífen?

Só Matemática: Trevo-de-quatro-folhas: probabilidade e comparação com a Mega-Sena

Como referenciar: "Trevo-de-quatro-folhas é sinal de sorte?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 14/07/2024 às 07:19. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/trevo4folhas.php