Você está em Entretenimento > Curiosidades

Qual a diferença entre rã, perereca e sapo?

Normalmente as pessoas confundem estes três animais, embora eles possuam muitas diferenças entre si, na morfologia, no habitat e no comportamento.

O que eles têm em comum é o fato de serem classificados como anuros, nome dado aos anfíbios que não possuem rabo.

Ao contrário do que muitos pensam, as rãs e pererecas não são as fêmeas dos sapos. Existe sapo macho e sapo fêmea, rã macho e rã fêmea, assim como perereca macho e perereca fêmea.


Existem muitas diferenças entre o sapo, a rã e a perereca

Sapos

Os sapos apresentam uma pele mais seca e rugosa em relação a dos outros anuros. Além disso, preferem viver em terra firme e só procuram ambientes aquáticos quando vão se reproduzir.

As patas posteriores do sapo são mais curtas, assim eles não conseguem dar grandes saltos, como os das pererecas. Devido às glândulas que possui na região dorsal, quando o sapo sofre alguma pressão externa (como ser pisado, por exemplo), libera um veneno que pode irritar nossos olhos e as mucosas.

Rãs

São as mais habilidosas entre esses três tipos de anuros. Seus membros posteriores mais longos ajudam no salto e na natação. Elas conseguem dar saltos de até 1,5 metro de comprimento e 70 centímetros de altura.

Vivem principalmente em lagoas e apresentam uma pele bem lisa e brilhante. Suas toxinas estão localizadas nas regiões das costas.

Ao contrário dos sapos e pererecas, as rãs são usadas para alimentação, pois possuem uma carne suave e nutritiva, que lembra vagamente a carne de frango.

Pererecas

Normalmente, as pererecas são menores que os sapos ou rãs, tendo como característica os olhos esbugalhados, além de serem mais coloridas.

Não gostam de lagoas, preferem viver em árvores. Com pernas finas e longas, são capazes de grandes saltos e de fixarem-se nas superfícies, pois possuem discos nas pontas de seus dedos, que funcionam como ventosas e permitem essa fixação. Assim como as rãs, possuem uma pele bastante lisa.

São pertencentes a várias famílias. Muitas vezes, são encontradas em banheiros de casas, já que gostam de ambientes úmidos.

Tabela comparativa

  Sapos Rãs Pererecas
Habitat Preferem viver em terra firme Moram principalmente em lagoas Muito encontradas em galhos de árvores
Tamanho De 2 a 25 centímetros De 9,8 milímetros a 30 centímetros Menos de 10 centímetros
Número de espécies Cerca de 300 Mais de 4 mil Mais de 700

Como referenciar: "Qual a diferença entre rã, perereca e sapo?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 14/12/2019 às 15:35. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/ra_perereca_sapo.php