Você está em Entretenimento > Curiosidades

Por que o milho-verde é amarelo?

O famoso nome "milho-verde" não diz respeito à cor dos grãos do milho, nem à casca verde que envolve o cereal.

O termo "verde" tem relação com a maturação do milho, pois ele é colhido antes de ficar maduro, ou seja, verde. Esta colheita antecipada, que ocorre em aproximadamente 90 a 100 dias após o plantio, é o momento em que o grão está na sua fase mais macia, sendo ideal para o consumo direto.

Ou seja, o milho-verde é aquele que você come na rua ou prepara em casa, seja em forma de espiga cozida, pamonha, canjica, bolos, sorvetes, doces, etc. É usado também para a produção de enlatados.


O termo "verde" está relacionado com a colheita do milho antes da maturação

E quando o milho é colhido maduro?

O milho só é colhido em sua forma madura quando for utilizado em sua consistência mais rígida, como ocorre no milho de pipoca, milho usado na confecção de farinhas, como a do fubá (feita com milho moído), rações para aves, gados e suínos, etc.

Em relação à coloração dos grãos do milho, eles são verdes apenas quando a espiga começa a se formar, ou seja, nas primeiras etapas do desenvolvimento do milho. Depois, ficam amarelos, como estamos acostumados a ver.

Veja também: Milho-verde tem hífen?

Como referenciar: "Por que o milho-verde é amarelo?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/05/2024 às 09:59. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/milhoverde.php