Você está em Entretenimento > Curiosidades

Como guardar a escova de dentes?

As pessoas costumam guardar sua escova de dentes em vários lugares, como dentro do armário do banheiro, em uma gaveta, em um porta-escovas ou até mesmo deixar sobre a pia, às vezes usando uma capa plástica para proteger as cerdas.

Mas, qual é a forma ideal de guardar, para que ela esteja sempre limpa?

Afinal, se ela não for armazenada corretamente, pode se transformar em um reservatório de micro-organismos com o potencial de transmitir doenças.


A escova de dentes é um dos alvos preferidos de micróbios nocivos à saúde

Onde guardar a escova?

Como a escova fica no banheiro, que é um ambiente com as condições perfeitas para a proliferação das bactérias (pela umidade, luz, temperatura e nutrientes), recomenda-se guardá-la em um local seco e individualmente, evitando encostá-la em outras escovas de familiares.

Observe, no entanto, que guardar a escova dentro de um armário fechado ou de gavetas não é o mais indicado, pois são lugares quentes e úmidos. O ideal é optar por suportes abertos, em locais secos e ventilados, de preferência a uma distância de pelo menos dois metros do vaso sanitário.

Você pode, por exemplo, colocar a escova dentro de um recipiente aberto (como um copo ou um porta-escova) e deixá-lo em uma prateleira alta ou em um armário grande e aberto. É importante também guardar a escova na posição vertical, para facilitar a secagem das cerdas. Além disso, valem as seguintes recomendações:

- Nunca deixe a escova na pia, pois ficará exposta e irá alojar micróbios, mesmo que tenha uma capinha plástica.
- Nunca seque as cerdas da escova com papel higiênico ou com uma toalha.
- Lave as mãos antes de escovar os dentes.
- Depois de usar a escova de dentes, lave-a e bata para retirar o excesso de água.
- À noite, procure borrifar um pouco de antisséptico bucal nas cerdas.
- Troque a escova por uma nova a cada três meses ou quando as cerdas estiverem danificadas, ou após algum resfriado, gripe, etc.
- Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada quando não estiver em uso.
- Prefira lixeiras com tampa e acionamento de pedal, para não sujar as mãos.

E no trabalho ou nas viagens?

No trabalho, ou quando você for viajar, recomenda-se ter um kit de higiene bucal pessoal, que pode ser guardado dentro de um nécessaire. No entanto, neste caso a troca da escova deve ser mais frequente.

Quando chegar ao destino, o ideal é tirar a escova do estojo e fazer a sua higienização, como recomendado acima. Após o uso, cuidar para não molhar o estojo, podendo passar um papel para deixá-lo bem seco.

Os cuidados citados neste artigo são fundamentais para evitar as doenças causadas por bactérias acumuladas na escova, entre as quais estão: gengivite, periodontite, candidíase, cáries, etc.

Como referenciar: "Como guardar a escova de dentes?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/08/2019 às 18:34. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/guardar_escova_dentes.php