Você está em Entretenimento > Curiosidades

Devo usar o fio dental antes ou depois de escovar os dentes?

Usar o fio ou a fita dental é fundamental para a saúde dos dentes, pois eles chegam a lugares não alcançados pela escova. Mas, qual a sequência correta? Passar o fio antes ou depois da escovação?

Embora não exista comprovação científica sobre o que é melhor, nós recomendamos usar o fio dental antes da escovação. Isso porque, ao passarmos o fio dental antes de escovar os dentes, os resíduos de alimentos que ficam presos na dentição são liberados para que possam ser eliminados durante a escovação.

Logo, ao escovar os dentes em seguida, evitamos um mau odor que a remoção dessa placa pode causar, deixando o hálito agradável que o creme dental proporciona no fim.

Alguns dentistas também recomendam o uso do fio antes da escovação para não esquecer desse procedimento, visto que ninguém deixa de escovar os dentes porque já passou o fio dental, mas a maioria deixa de passar o fio depois de já ter escovado os dentes.


O fio ou a fita dental chega a lugares não alcançados pela escova

De qualquer maneira, independente de usar antes ou depois da escovação, o mais importante é não esquecer de usar o fio dental, já que muitas pessoas consideram chata esta parte da limpeza dos dentes, por ser um processo mais demorado.

Lembre-se que, embora a escovação remova a placa bacteriana das superfícies dos dentes, ela não remove toda a placa que fica entre os dentes. Assim, o fio dental remove os restos alimentares dessa região.

Como referenciar: "Fio dental antes ou depois de escovar os dentes?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 14/12/2019 às 16:28. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/fiodental_antes_depois.php