Você está em Entretenimento > Curiosidades

Coronavírus: o vírus que parou o mundo

Eles existem desde a década de 60, quando foram batizados de coronavírus devido ao seu perfil na microscopia, parecendo uma coroa. Os coronavírus são uma grande família viral, causadores de infecções respiratórias.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. Porém, exatamente no último dia do ano de 2019, após casos registrados na China, o mundo foi surpreendido com a descoberta do novo coronavírus, o agente que causa a doença chamada COVID-19. Este novo vírus nunca havia sido identificado em humanos.


O novo coronavírus mudou o mundo para sempre

Subestimado no início por governantes, políticos, economistas e inclusive pela grande maioria da população mundial, o vírus tomou grandes proporções, causando lotações de hospitais, mortes e uma velocidade de contágio impressionante, sendo classificado como pandemia, no dia 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para conter o avanço exponencial da doença, o mundo praticamente "parou". Escolas paralisaram as atividades, shopping centers e locais públicos fecharam, eventos foram cancelados, estabelecimentos de comércio e serviços que lidam com o público foram proibidos de funcionar, o mundo esportivo interrompeu o seu calendário e inclusive as Olimpíadas, pela primeira vez na história, não foi realizada em um ano.

Tentando evitar mais mortes e o colapso do sistema de saúde, o mundo entrou na famosa quarentena, uma reclusão social, sem saber quando ela iria terminar. Algo jamais visto em nossa história. Quem poderia imaginar que um dia não poderíamos passear em um parque público?

Você quer ir à academia fazer exercícios? Não pode. Quer jogar aquele futebol, tênis ou seu esporte preferido? Não pode. Quer ir à beira da praia? Não pode. Quer sair para jantar naquele restaurante que você gosta? Não pode. Quer simplesmente passear no shopping para se distrair? Não pode. Quer ir para a piscina do seu condomínio para relaxar? A maioria não permite.

Você deve ficar em casa! E ainda, em casa mesmo, quer assistir aquele jogo do seu time? Não há jogos, está tudo parado.

Esta situação não tem precedentes. Queiramos ou não, é algo que já mudou o mundo para sempre. Ela mostrou que não fomos capazes de nos anteciparmos à tragédia causada pelo novo coronavírus, assim como não estamos preparados para lidar com problemas desta magnitude.

Em 2015, Bill Gates Gates previu que o mundo não estava investindo o suficiente em saúde e que, em caso de pandemia, não estaríamos preparados para suportá-la. Então, pagamos o preço, a economia praticamente "fechou", muitas pessoas perderam empregos e, o pior de tudo, perderam entes queridos por causa da COVID-19.

De agora em diante, ficamos na torcida para que os governos façam boas escolhas. Quando tudo isso terminar, será um tempo de recomeço para todos. Afinal, muitas vidas serão perdidas, muitas empresas não irão sobreviver, milhões de pessoas não terão empregos e a economia levará um bom tempo para se recuperar.

Mas, existe um lado bom de tudo isso? Difícil de falar "lado bom" neste momento. O que podemos falar é de aprendizado. Afinal, aprendemos a lavar as mãos como nunca. Aprendemos a dar mais valor para as situações comuns do dia a dia, como passear em um parque, praticar um esporte, ir a um restaurante com a família, encontrar amigos, etc. Aprendemos como é importante guardar um pouco de dinheiro, criando uma reserva para situações de emergência.

E fica o desejo de que, no futuro, estejamos mais preparados para enfrentar os desafios que a vida nos propõe! Dias melhores virão!

Publicado em 01/04/2020

Como referenciar: "Coronavírus: o vírus que parou o mundo" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 26/05/2020 às 23:30. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/coronavirus_parou_mundo.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

CARNAVAL LOBELEZA

O SONHO DE SER CANTOR