Você está em Entretenimento > Curiosidades

Por que bocejamos ao ver alguém bocejar? É "contagioso"?

Sabemos que o bocejo é uma ação involuntária que o corpo faz para despertar, entrar em alerta, injetando oxigênio no sangue.

Assim, normalmente bocejamos quando estamos entediados, cansados ou lutando contra o sono, tentando ficar acordados. Mas por que muitas vezes bocejamos somente pelo fato de ver outra pessoa bocejar?


Tente não bocejar ao ver esta foto :)

Embora esta resposta ainda seja um grande mistério para os estudiosos, existem algumas teorias para tentar explicar este fenômeno. Uma delas diz que, ao vermos alguém bocejando, entram em ação os neurônios-espelho, localizados no córtex pré-motor, que desencadeiam um ato-reflexo incontrolável, dando início ao bocejo. Podemos até tentar parar o bocejo, mas ele vai começar contra a nossa vontade.

Normalmente, o bocejo é "contagioso" quando estamos em uma situação parecida com a pessoa que bocejou. Por exemplo, se você estiver assistindo a um filme tranquilo com um familiar e ele bocejar, o seu cérebro pode entender que você precisa ficar mais alerta e aciona o bocejo, até por vocês estarem juntos em uma condição de maior relaxamento.

Além disso, pesquisadores notaram que o bocejo é "contagioso" quando se trata de pessoas com as quais temos afinidade. Ou seja, se for com um desconhecido ou com alguém que não nos relacionamos bem, a tendência é não repetirmos ou pelo menos tentarmos interromper o ato de bocejar por reflexo, talvez para não demostrar simpatia.

E observe que não são apenas as pessoas que são "contagiadas" pelo bocejo, mas também alguns animais, como os cachorros, que podem inclusive ser influenciados pelos bocejos humanos.

Aliás, outra hipótese estudada para o fenômeno é a chamada "teoria evolucionária", para a qual o bocejo seria uma forma primitiva de comunicação para algum ancestral dos vertebrados. Serviria para transmitir mensagens de atenção para algo que estava prestes a ocorrer, como chuva, aparição de predadores ou simplesmente para coordenar alguma ação do grupo. Segundo esta teoria, nós teríamos mantido esse resquício primitivo, sem nenhum significado específico.

Obs.: no momento em que a equipe do Só Biologia escreveu esta matéria, bocejou mais de 50 vezes, pelo simples fato de estar abordando o assunto e vendo imagens de bocejos. Ou será que estão bocejando por trabalharem demais? :)

Como referenciar: "Por que bocejamos ao ver alguém bocejar? É contagioso?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/04/2024 às 10:42. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/bocejar.php