Você está em Entretenimento > Curiosidades

Beber álcool gripado faz mal?

Quando estamos doentes, nosso sistema imunológico fica mais fraco do que o normal. No caso da gripe, quando ela ocorre, precisamos nos manter hidratados, o que ajuda no alívio da dor de garganta e da congestão nasal.

O que as bebidas alcoólicas fazem é justamente o contrário: desidratar. Então, principalmente na fase inicial da gripe, os médicos recomendam evitar o consumo de álcool, já que ele pode provocar desidratação e deixar a situação ainda pior, aumentando a tosse, as dores de garganta e a congestão nasal.


Beber álcool gripado pode dificultar a sua recuperação

Muitos pessoas pensam que um gole de bebida alcoólica pode diminuir a sensação de mal-estar. Porém, embora o álcool possa diminuir a sensibilidade em relação ao frio e ao calor, ele não ajuda a controlar a temperatura corporal.

Quem realiza esta função são os antitérmicos, como o paracetamol, que previne o aumento da temperatura corporal em caso de febre. Embora um ou dois copos de vinho ou cerveja não cortem o efeito deste medicamento, o álcool em excesso pode sim comprometer a sua ação.

E esta mistura pode, nos casos mais graves, danificar o fígado, que é o local onde a droga e o álcool são metabolizados. Da mesma forma, a mistura com ácido acetilsalicílico (Aspirina) pode causar gastrites ou, em casos mais graves, hemorragia estomacal.

Posso beber só uma taça ou copo?

Na fase final da gripe, se você estiver se sentindo bem, um ou dois copos não serão prejudiciais, porém não abuse. Aguarde uma recuperação plena antes de tomar doses maiores.

Como referenciar: "Beber álcool gripado faz mal?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 26/05/2020 às 23:58. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/beber_alcool_gripe.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

CARNAVAL LOBELEZA

O SONHO DE SER CANTOR