Você está em Entretenimento > Curiosidades

Qual é o animal mais rápido do mundo?

Muitas pessoas acreditam que o animal mais rápido do mundo é o guepardo, que pode atingir até 130 km/h. Porém, existe outro animal que chega a atingir o triplo desta velocidade, ou seja, até 390 km/h.

Ele é o falcão-peregrino, uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida. O seu nome científico é Falco peregrinus, que em grego e latim significa falcão andarilho ou peregrino, o que está relacionado com o seu comportamento, por mudar de local com frequência.


Ao mergulhar atrás de uma presa, o falcão-peregrino posiciona suas asas de maneira aerodinâmica ao longo do corpo, reduzindo o atrito e atingindo uma velocidade impressionante.

Quanto aos aspectos físicos, o falcão-peregrino mede entre 34 e 58 centímetros de comprimento, com uma envergadura de asas de 74 a 120 centímetros. O macho pesa de 330 a 1000 gramas e a fêmea de 700 a 1500 gramas, ou seja, as fêmeas são maiores e mais pesadas que os machos.

Alimenta-se basicamente de outras aves (geralmente pombos ou pássaros), que alcança facilmente no voo, abatendo-as instantaneamente no momento do choque. Ocasionalmente, se alimenta também de peixes e insetos.

Obs.: se considerarmos apenas os animais terrestres, o mais veloz do mundo é o guepardo, que pode alcançar cerca de 130 km/h em poucos segundos. Sua velocidade pode variar de 0 a 72 km/h em apenas 2 segundos.

Como referenciar: "Qual é o animal mais rápido do mundo?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 14/07/2024 às 07:26. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/animal_mais_rapido.php