Você está em Só Ciências > Química

Propriedades Específicas da Matéria (continuação)

Maleabilidade

Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não-maleáveis.

Ductilidade

Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.

Magnetismo

Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas.

Densidade

É também chamada de massa específica de uma substância, é a razão (d) entre a massa dessa substância e o volume por ela ocupado.

Com uma balança podemos determinar a massa de pedaços de cortiça de volume conhecido. Assim, por exemplo, determina-se experimentalmente que (para a variedade de cortiça utilizada):

  • 1 cm3 de cortiça tem massa 0,32 g;
  • 2 cm3 de cortiça têm massa 0,64 g;
  • 100 cm3 de cortiça têm massa 32 g;
  • 1.000 cm3 de cortiça têm massa 320 g.

Analogamente, pode-se determinar a massa de pedaços de chumbo de volume conhecido. Chega-se, por exemplo, a que:

  • 1 cm3 de chumbo tem massa 11,3 g;
  • 2 cm3de chumbo têm massa 22,6 g;
  • 100 cm3 de chumbo têm massa 1.130 g;
  • 1.000 cm3 de chumbo têm massa 11.300 g.

Percebeu alguma regularidade?

A massa e o volume da cortiça são diretamente proporcionais. Quando o volume aumenta, a massa aumenta na mesma proporção. Matematicamente, podemos dizer que a razão (divisão) entre a massa e o volume de um pedaço de cortiça fornece resultado constante. O mesmo se pode afirmar para o chumbo.

O conceito da densidade

A razão entre a massa e o volume para a cortiça é:

O resultado obtido (0,32g/cm3) é a densidade da cortiça, grandeza que nos informa o quanto de massa existe em um certo volume. Um volume de 1cm3 de cortiça tem massa 0,32 g, um volume de 2 cm3 tem massa de 0,64g e assim por diante.

Para o chumbo, temos:

A densidade do chumbo (11,3 g/cm3) é, portanto, diferente da densidade da cortiça. Um centímetro cúbico de chumbo tem maior massa que um centímetro cúbico de cortiça.

Vamos definir de modo mais geral.

Em palavras: A densidade de um objeto ou de uma amostra de certo material ou substância é o resultado da divisão da sua massa pelo seu volume.

Em equação:    

A unidade da densidade é composta por uma unidade de massa dividida por uma unidade de volume. Assim, podemos expressá-la, por exemplo, em g/cm3, g/L, kg/L etc.

 

Como referenciar: "Maleabilidade, Densidade, Ductilidade, Magnetismo" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 21/02/2018 às 02:30. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia6.php